Identidade Verbal: Entenda o conceito e como influência em vendas

Identidade Verbal: Entenda o conceito e como influência em vendas

Identidade Verbal: Entenda o conceito e como influência em vendas

Stefano Helou Frontini
Com amor pela equipe
4 minutos de leitura

As identidades verbal e visual são pilares fundamentais da estratégia da marca – o branding, com estes pilares, é possível criar uma marca única no mercado.

Um grande desafio para empresas e startups que estão em fase de crescimento é garantir que exista um direcional de identidade verbal – assim, toda comunicação COM e PARA o cliente será padronizada. Se isso não for feito, você verá colaboradores no atendimento ou no time de vendas, cada um falando de um jeito e fornecedores como agências de mídia ou produtoras criando campanhas cada vez com um tom de voz e estilo de comunicação diferente.

Neste artigo vamos explicar um pouco mais sobre a identidade verbal e por que ela é tão importante para o crescimento do seu negócio.

O que é identidade verbal?

A Identidade verbal é o universo de tudo que está relacionado a itens como: voz, palavras, expressões e a forma de comunicação da marca e é utilizada para se conectar ao mercado e público alvo, e contribui na construção da personalidade da marca que se deseja construir no mercado.


Para que a construção de marca — o
branding —  seja robusto, a identidade verbal deve contar com repetições constantes em todos os pontos de contato que um cliente tem com a marca. Por exemplo, se o tom de voz da sua marca é pessoal e a linguagem divertida, todos os pontos de contato devem conter essas características: comunicações institucionais internas como um canal no Slack, e-mails, site, atendimento ao cliente, comunicação com a imprensa, campanhas publicitárias, entre outros. 

A criação da identidade verbal é um dos pontos mais importantes no processo de branding, pois é ela quem possibilitará a criação de laços duradouros entre o público e a sua marca. Por essa razão, antes de iniciar o processo de criação de identidade verbal é fundamental que os valores e a cultura da organização estejam alinhados, pois, são eles que guiarão a criação da identidade.

Entenda um pouco mais sobre o processo neste post.

O que precisa estar claro antes da identidade verbal da marca?

Para garantir que a identidade da marca tenha embasamento no significado profundo do negócio existem 3 pilares fundamentais que complementam e se conectam à identidade verbal:
Estratégia da Marca: Por que a marca existe?  Qual é o propósito? Quais problemas ela deseja resolver? Qual é o público que irá representar seu cliente ideal, ou seja, aquele que usará seu produto ou serviço? Posicionamento? Proposta de Valor?
• Personalidade: Quais atributos se deseja construir com a Identidade Visual e Verbal?
• Pontos de Contato: Quais são os principais canais de contato para aquisição e relacionamento com os clientes?

Elementos da identidade verbal

 

Naming ou nome da marca
O processo de criação de naming requer estratégia e cuidado, pois é nele que os valores, conceitos e diferenciais da marca serão expostos ao mercado. Por essa razão, antes de bater o martelo é fundamental se atentar ao significado, pronúncia e a disponibilidade jurídica da sua escolha.

Tipos de nomes de marca
Descritivo: nomes descritivos representam a literalidade do produto, serviço ou categoria no mercado: Nubank, Ifood.
• Sugestivo: os nomes sugestivos, também conhecidos como simbólicos, não trazem algo descritivo ou literal do produto, mas atributos que o remetem: Spotify, Netflix, ou Rappi.
• Conceitual: nomes conceituais são palavras existentes, mas sem ligação ao produto ou palavras criadas por meio de neologismos apenas para a representação do produto ou serviço: Apple e Trello.

Manifesto
O manifesto é um texto que pode contar a história ou posicionamento da marca em uma comunicação institucional ou campanha publicitária, destacando os valores, o conceito e o propósito da marca para o mercado.

Mensagem
Quais são os tópicos, temas, bandeiras, crenças, pilares ou até mesmo a linha editorial que a marca quer levar como mensagem para o mercado?

Tagline
Frase curta que representa o negócio, um significado arquetípico da marca ou o propósito da marca.

Slogan
Frase curta que traz as qualidades e benefícios de um produto, serviço ou campanha da empresa.

Tom de voz
É a voz que reforça a personalidade da empresa, a forma que ela se comunica com seus clientes e colaboradores.

Semântica
Quais são as palavras-chave e expressões utilizadas para representar a marca?

Estilo de texto
A maneira que os textos serão apresentados ao público. Por exemplo, por uma dissertação, crônica, de forma poética, etc.

Sons e músicas
Além de textos corridos, a identidade verbal também pode ser representada por meio de músicas ou sons específicos, por exemplo, o grito do Ifood.

Microcopy
Textos curtos que têm o objetivo de instruir o leitor, minimizando atritos e facilitando a tomada de decisão em alguma plataforma ou produto digital. O microcopy pode ser utilizado em botões ou formulários, por exemplo.

Vale ressaltar que a identidade verbal é um complemento à identidade visual e vice-versa. Ambas devem estar alinhadas com o posicionamento e propósito da marca a fim de evitar confusões entre a empresa e o público. Além disso, originalidade e personalidade são essenciais, porém, a linguagem deve ser simples e universal.


Torne o intangível, tangível
Quando o mercado olha para a sua identidade, quais palavras abstratas e concretas, a identidade verbal deve transmitir? É importante encontrar referências para compor o universo verbal.
Por exemplo, o que você pensa quando ouve falar em nova economia? Agilidade, transformação, democratização? Todas essas palavras fazem parte de um território específico deste mercado. O objetivo é sair do comum e encontrar características únicas que ajudem a criar uma identidade proprietária. Além disso, é fundamental estar atento para evitar utilizar palavras que remetam à concorrência.

Usando a identidade verbal, na prática

Uma marca forte é aquela que – entre vários aspectos – consegue criar diferenciação e conexão com seu mercado de atuação.
Além disso, esta marca possui clareza na visão do que se deseja construir no mercado, compreende seus valores e crenças que são traduzidos na cultura da organização e consequentemente no produto ou serviço que ela entrega.
A identidade verbal ajuda a dar forma à visão, à personalidade, à marca.

Assim, é fundamental que a empresa alinhe a comunicação aos seus valores, e os exiba, em todos os pontos de contato, de forma constante. Desde o discurso de apresentação de um produto, de vendas, ações de marketing, e customer success ou atendimento ao consumidor.

A organização deste processo e o alinhamento são essenciais para a estratégia da marca ser desdobrada internamente pela equipe e externamente por fornecedores. Por isso, recomendamos a criação de um manual da marca: brandbook ou brand system (que no caso da Allídem é uma plataforma digital). Com este manual, todo o time saberá como se comunicar com os clientes e com o mercado.

Assim, se a sua marca preza por uma comunicação moderna, próxima e humana – que está justamente relacionada ao público e mercado alvo que esta marca deseja atingir – uma linguagem conservadora, distante e fria não será o que vai se conectar com este público. Para demonstrar como este processo acontece na prática, trouxemos o exemplo do Nubank. 

O Nubank é justamente um exemplo de marca do segmento financeiro que conseguiu criar uma identidade verbal próxima e humana, muito diferente dos bancos com anos de mercado como por exemplo Itaú e o Bradesco cuja comunicação era mais fria e distante.

Veja abaixo um exemplo de como o Nubank apresenta seus produtos no Website. Além de trazer um tom próximo, a mensagem reforça o seu propósito: dar as pessoas o controle da sua vida financeira.

Dessa forma, a identidade verbal do Nubank gera conexão e potencializa a atração e fidelização de clientes. Por isso, é imprescindível estar atento ao mercado, e, principalmente, ao cliente que a sua marca deseja encantar e trabalhar com estratégia sua comunicação.

Entendemos que este é um processo complexo, por isso, nós, da Allidem, criamos produtos que ajudam sua empresa a desenhar sua identidade para ajudar a comunicar, vender e escalar.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos dar voz a sua identidade.