O que é Branding?

O que é Branding?

O que é Branding?

Allídem
Com amor pela equipe
3 minutos de leitura

Ainda existe um entendimento no mercado de que Branding ou a construção da marca se limita aos elementos visuais de uma marca como: o logo, o nome, as fontes, as cores, uma tagline ou slogan. Estes elementos importam muito, mas são a ponta do iceberg, a expressão externa do que é uma Branding.

Existe a parte que as pessoas conseguem ver que é importante, e existe a parte que embasa o que se vê, e essa é ainda mais importante. 

A base representa o direcional estratégico da marca e é fundamental para guiar todas as iniciativas que vão proporcionar o aumento de vendas e de crescimento do negócio como parcerias estratégicas, iniciativas de go-to-market, investimento em marketing digital, contratações das pessoas corretas para a equipe, entre outros.

Grupo-5875  Imagem que representa os pontos do iceberg da marca

Marcas líderes formam conexões emocionais profundas porque defendem algo com o qual as pessoas se importam. Ao falarmos sobre marcas, na verdade estamos falando sobre o que estas empresas representam e defendem, em sua mais profunda essência.

Para impulsionar o sucesso no cenário de consumo atual, a marca não pode ser apenas uma camada que fica no topo; ela tem que estar apoiada em todo o negócio e é fundamental que líderes das áreas da empresa não só tenham clareza, mas também assumam as diretrizes da marca. Afinal, empresas são lideradas por pessoas, assim como são suas marcas.

A importância do Branding

Marcas são reconhecidas pela forma como se comunicam, sendo assim, ter características próprias e ser capaz de sustentar seus valores e crenças nos leva ao reconhecimento. 

Marcas reconhecidas no mercado apresentam um forte vínculo entre os clientes e a empresa, e constroem reputação, a partir do valor gerado na vida das pessoas. O trabalho de construção de marca deve ser encarado como um processo cuja gestão irá garantir a essência da marca no longo prazo. 

A percepção que a marca passa para o mercado começa no primeiro dia que o negócio começou a operar. Mas, será que a marca da sua empresa transmite os atributos corretos para o mercado alvo através da sua comunicação e da sua identidade visual e verbal? Será que a marca comunica o que a empresa acredita na sua mais profunda essência? Deixa claro o que a empresa tem de único? Atrai os clientes certos?

No projeto de Branding, a etapa de posicionamento da marca é a base estratégica. O posicionamento ajuda a definir um conceito de diferenciação que se desdobra com a criação da identidade visual e verbal como falamos acima. Assim, o projeto de Branding dará o direcionamento para a marca comunicar com consistência.

Construir marca significa sustentar valores e crenças em tudo que faz, além de firmar um posicionamento que irá atrair pessoas que se identificam com isso, futuros stakeholders como parceiros ou colaboradores. 

A construção precisa ser encarada diariamente

Mesmo com os direcionais estratégicos da marca, o desafio está em garantir o engajamento interno para que ocorra a gestão da marca com consistência, já que o Branding está presente em toda a jornada do seu cliente.  

A adoção de todos os direcionais macros da marca precisa ocorrer por parte de todos do time e até fornecedores externos, mas precisa principalmente contar com o apoio e reforço das lideranças.

A consistência constrói a marca no longo prazo

O time precisa entender através da comunicação o porquê dos valores e crenças da marca demandarem consistência no dia a dia e qual a relação destas com a visão estratégica de longo prazo da empresa.

Nem todos os CEOs contam com Brand Managers em sua equipe, por isso, é preciso de embaixadores em cargos de liderança para garantir o alinhamento da marca para todo o time, as pequenas atitudes refletem em ganhos para a marca no longo prazo.

A base para alavancar resultados

Seja com o objetivo da aquisição de novos clientes ou ativação da base de clientes existentes, o Branding dá foco sobre o que e para quem comunicar para vender. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, marcas precisam se destacar e gerar conexões emocionais com os seus públicos. Aquelas que conseguem realizar tal feito são capazes de reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes) e aumentar o LTV (valor do tempo de vida do cliente com a empresa) garantindo a retenção através da recompra ou recomendação, a receita será a consequência.

É a partir da clareza sobre as definições estratégicas da marca como a proposta de valor e o posicionamento, que a mensagem da marca entra como desdobramento.

A mensagem da marca é um fio condutor responsável por reforçar a proposta de valor e o posicionamento do negócio, traduzidos em uma comunicação visual e verbal proprietária em todo o funil de vendas ou jornada digital do cliente.

– 

Neste artigo compartilhamos o que é Branding e a importância desta competência. Para aprofundar ainda mais os seus estudos sobre o assunto, não deixe de conferir o relatório da primeira pesquisa no Brasil sobre a importância da construção e posicionamento da marca para startups e empresas da Nova Economia. 

Sobre a Allídem

Nós destravamos o potencial de marcas da nova economia. Nosso foco é através do Branding, alinhar o discurso de vendas que vai liderar o crescimento da sua empresa ou startup. Investir no posicionamento da sua empresa é preparar o terreno para escalar, conheça mais sobre o nosso trabalho.