Como saber se a sua marca tem personalidade

Como saber se a sua marca tem personalidade

Como saber se a sua marca tem personalidade

Allidem
Com amor pela equipe
2 minutos de leitura

Você sabe identificar se a sua empresa preenche todos os pilares necessários para garantir uma construção consistente e clara da marca?

Neste artigo vamos compartilhar com você tudo o que é necessário para que você tenha clareza tanto dos traços visíveis quanto dos invisíveis, que irão definir a personalidade da sua marca, acompanhe! 

A pirâmide da personalidade de marca

Seis pilares são essenciais para que a sua marca seja reconhecida e se destaque em um mercado cada vez mais saturado e competitivo, vamos a eles: 

Captura-de-tela-2022-03-15-145226
Imagem com os seis pilares para sua marca ter personalidade.

Valores e crenças

A começar pela base da pirâmide, temos aspectos invisíveis da marca, ou seja, tudo aquilo que irá servir como guia. 

O início se dá pela clareza de quais são os valores e crenças da empresa.

Quais são estes valores? Foco no cliente? Excelência? Atenção aos detalhes? Transparência? O que é inegociável para a organização? Como a marca vai se posicionar com relação a determinadas crenças, como diversidade e inclusão?

Cultura organizacional

Alimentado por estes valores e crenças, chegamos na cultura organizacional, que traduz esses pilares colocando-os em prática entre todos os stakeholders.

Atributos e benefícios

Na sequência, temos os atributos e benefícios. Eles reforçam o que a organização entrega para o mercado. Por exemplo, falando do produto Telegram: ele é um app que fornece a capacidade de compartilhar arquivos na nuvem (atributo) o que possibilita o compartilhamento sem ocupar espaço no seu dispositivo (benefício).

Para definir quais os benefícios da marca é muito importante saber a diferença entre funcionalidade, benefícios e diferenciais, não deixe de conferir este artigo sobre o assunto. 

Comportamento

Agora, entramos nos aspectos visíveis da personalidade. Comportamento é o que a sua marca faz na prática, como ela age, quais são as suas atitudes, o Walk the Talk.

Tom de Voz

Tom de Voz é como a sua marca fala. É no plural? no singular? na primeira pessoa? na terceira pessoa? A marca tem um tom jovem? sério? sarcástico? Educativo?

Look & Feel

E por fim o Look & Feel, que diz respeito a identidade da marca: logo, cores, ícones, grafismos, diretrizes fotográficas, fontes, música, etc.

Para garantir alinhamento dos aspectos visíveis é essencial que os aspectos invisíveis estejam claros. A construção do Branding diz respeito à definição de todos estes elementos e é reforçada pelo alinhamento em todos os pontos de contato, pois o Branding está presente em toda a jornada do seu cliente.

Após definir a personalidade da marca entra em cena um novo desafio, como comunicar o seu diferencial. O Unique Selling Proposition ou USP, é a ferramenta ideal para isso e neste artigo você irá aprender tudo sobre ela, não deixe de conferir e aprofundar ainda mais os seus estudos. 

Neste artigo compartilhamos sobre os pilares necessários para garantir uma construção consistente e clara da marca. Para aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto, não deixe de conferir o relatório da primeira pesquisa no Brasil sobre a importância da construção e posicionamento da marca para startups e empresas da Nova Economia que contou que contou com 335 líderes de organizações. 

Sobre a Allídem

Nós destravamos o potencial de marcas da nova economia. Nosso foco é através do Branding, alinhar o discurso de vendas que vai liderar o crescimento da sua empresa ou startup. Investir no posicionamento da sua empresa é preparar o terreno para escalar, conheça mais sobre o nosso trabalho.