Onde estão os desafios na consistência de marca?

Onde estão os desafios na consistência de marca?

Onde estão os desafios na consistência de marca?

Allídem
Com amor pela equipe
2 minutos de leitura

Na primeira pesquisa no Brasil sobre a importância da construção de marca na Nova Economia, feita por nós da Allídem, questionamos 335 lideranças de startups e empresas de tecnologia sobre os desafios para manter a consistência da marca.

O que é consistência de marca?

Possuir uma consistência de marca é sinônimo da capacidade que uma marca tem de manter suas ações e comunicação em sinergia com os valores e identidade da empresa de forma a atingir o resultado de ser lembrada. No longo prazo, ela ajuda a construir marcas sólidas, com alto reconhecimento no mercado e com a autoridade que toda empresa e público procura.

Como ter consistência de marca?

PT1-2

Imagem que representa os pontos de dificuldade na consistência de marca segundo os respondentes

Como visto na imagem acima, os principais desafios para se criar consistência de marca são:  

  • Equipe que atue com consistência, 
  • As constantes mudanças de modelo de negócios e 
  • As lideranças e sócios compreendem a importância da consistência de marca. 

Um time precisa ter muita clareza sobre o DNA da marca e para isso, precisa ser muito bem orientado e guiado pela liderança dos gestores e fundadores da empresa. Os líderes da organização precisam entender que para construir marca eles mesmos precisam estudar o tema para guiar a equipe na construção. Esse ponto é fundamental para o posicionamento da empresa no mercado e a transmissão de uma imagem forte para o público. Justamente por isso, este assunto precisa ser priorizado, e aprofundado como uma estratégia de geração de valor intangível para a empresa. Na nova economia não basta criarmos apenas empresas asset-light mas também marcas de grande valor intangível. 

Por isso, antes de tudo, o mais importante é estarmos concisos em nossos modelos de negócio e produto para então, destravar o seu potencial de negócio através da comunicação e estratégia de construção de marca.  Apenas com líderes que garantam a consistência da entrega e repetição na comunicação que uma marca é lembrada. 

Um bom jeito de medir sua consistência de marca é observar se as bases essenciais da marca estão em todos os pontos de contato. Assim, algumas dicas abaixo nos ajudam a liderar: 

  • Entenda com profundidade o significado da marca
  • A partir do seu modelo de negócio, defina muito bem seu posicionamento como marca.
  • Crie padrões de comunicação que destaquem o que sua marca tem de única. 
  • Seja constante em suas mensagens. 
  • Entenda o seu público. 
  • Criar uma imagem positiva

Mudanças são fundamentais

Na Nova Economia mudanças nas estratégias de negócios são frequentes. As empresas estão constantemente se adaptando às mudanças de comportamento do consumidor e do mercado para conseguir se manter alinhadas. 

Assim, a marca deve ser encarada como um direcional macro que dá elasticidade para o negócio e mantém seus valores inegociáveis.

Lideranças precisam compreender seu papel em garantir a consistência e o alinhamento do time para que pequenas atitudes reflitam em grandes ganhos no longo prazo.

Consistência constrói a marca no longo prazo!

-

Além dos desafios para manter a consistência, os líderes também precisam superar os desafios na construção da estratégia da marca. Descubra quais são eles, ​​acessando o material mais completo sobre Branding para startups e empresas da Nova Economia!