Adoção: o maior desafio depois de investir em um projeto de Branding

Adoção: o maior desafio depois de investir em um projeto de Branding

Adoção: o maior desafio depois de investir em um projeto de Branding

Nathalia Frontini
Com amor pela equipe
3 minutos de leitura

Entenda como o processo de adoção potencializa a construção de marca

No post anterior falamos sobre como realizar o desdobramento e garantir o alinhamento de toda a mensagem da marca em todos os pontos de contato. Se você ainda não leu, vale a pena checar o artigo pois, desdobramento e adoção, são assuntos bastante complementares.

Enquanto desdobramento compreende pontos de contato, na adoção falamos principalmente de pessoas. Líderes e colaboradores precisam ser os embaixadores da marca e são eles que vão fazer a mensagem da marca acontecer no dia a dia.

Além do desdobramento e atualização dos pontos de contato, existe o desafio da adoção que é garantir a compreensão de todos os colaboradores para que, de fato, adotem a mensagem da marca e mantenham a comunicação alinhada em toda a jornada de crescimento da empresa. A coerência de uma mensagem de marca sendo entoada numa só voz entre todos departamentos fortalece o posicionamento da marca e os resultados de vendas.

A pesquisa feita pela Allídem sobre construção e posicionamento de marca na Nova Economia, mostra a maioria dos respondentes apontando o engajamento interno como o maior desafio para garantir que o crescimento da marca ocorra com consistência.

O time precisa entender por que as características da essência da marca devem ser mantidas e incorporadas no dia-dia e qual a relação destas características com a visão de longo prazo da empresa. Assim, se o processo de adoção for feito através de educação para os times, as chances do processo ser bem sucedido são maiores.


pt2 (2)-1

A adoção é com certeza o maior desafio porque depende de pessoas e, para que ela exista, trazemos aqui os 3 D’s do processo de adoção:

  1. Definir: É o que está definido no escopo de um manual de marca que, no caso da Allídem, chamamos de BrandSystem. Ele traz, além de todo o direcional de marca, aspectos de cultura, posicionamento e identidade e mostra exemplos de pontos de contato.

  2. Declaração: A declaração acontece por meio de eventos, rituais e reuniões. São momentos onde é declarada a mensagem da marca para todos da empresa. Se a marca passou por um Rebranding, por exemplo, um evento estratégico anual ou um evento de lançamento pode ser realizado para que seja apresentado todo o processo de Rebranding, qual a nova narrativa da marca e como a empresa deve ser apresentada por todos os colaboradores. Se essa marca assume um novo posicionamento se provocando a ser uma marca mais colaborativa, mais cocriativa, você como colaborador também precisa exercer isso no seu dia a dia e, como líder, precisa ser o exemplo e cobrar isso dos seus liderados.

  3. Demonstração: Demonstrar a mensagem da marca para o time para que eles entendam quais são os valores que ela carrega. Quando a empresa recebe um novo colaborador, por exemplo, no momento de onboarding, é importante demonstrar a mensagem da marca numa reunião de boas vindas onde você reforça a cultura e valores da empresa. O demonstrar está no dia a dia e muito conectado com o momento de declarar. Quando você declara a marca na sua comunicação e demonstra através de suas atitudes.

Adoção como ferramenta poderosa de construção de marca e longo prazo

É importante frisar que muitas vezes um processo de rebranding numa empresa pode levar meses. Se a empresa vai mudar de nome ou passar a contar com um posicionamento muito diferente, isso precisa ser bem desdobrado, bem conduzido e bem orientado estrategicamente para que não se perca no caminho. Por isso defendemos que Branding é um processo que precisa ser nutrido diariamente por todos.

Adoção bem sucedida é a marca sendo vivida ao longo do tempo de forma clara, com constância e consistência. Nesse ponto a importância da repetição é enorme. Gostamos de associar esse processo ao exemplo de escovar os dentes todos os dias. Repetir, repetir e repetir até que todos estejam integrados e afinados com o tom da marca.

Falar de adoção e repetição é pensar nas operações diárias da empresa como por exemplo:

  • Departamentos: O alinhamento entre todos eles garante a coerência da marca. O departamento financeiro, por exemplo, deve carregar a adoção de marca em suas comunicações via e-mail marketing cuidando para que a identidade visual e verbal da marca estejam presentes nessa comunicação. O RH é fundamental no onboarding de novos colaboradores já os introduzindo na cultura e conjunto de valores da empresa.
  • Reuniões de time: São importantes para fazer o acompanhamento do processo de adoção. Sejam semanais, mensais, trimestrais ou anuais esse é o momento de frisar a responsabilidade de todos na adoção da marca.

  • Eventos: Eventos de lançamento, que marcam ou celebram momentos da marca podem ser criados para declarar e fortalecer cultura, valores e posicionamento. 

  • Comunicação/pontos de contato: Os materiais internos organizados de forma clara e atualizados. As plataformas como websites, aplicativos e blogs alinhados e comunicando todo o posicionamento de marca de maneira coerente garantem a construção e crescimento da marca.

Líderes como peça chave no processo de adoção

A liderança é totalmente chave nesse processo de adoção. Ela deve fazer da gestão da adoção um hábito diário e exemplar. Garantir a comunicação consistente da cultura da marca para toda a sua base de colaboradores. Não dá para um CEO contratar um projeto de Branding, que agora tem uma nova mensagem, uma nova forma de apresentar a empresa, se ele não está com isso na ponta da língua e não só com ele mas com todos os líderes abaixo dele.

É importante que existam esses embaixadores que vão ajudar nessa jornada de mudança e construção de mensagem de marca para garantir o sucesso na adoção.

A adoção tem como objetivo garantir que todas as pessoas da empresa falem a mesma língua e apresentem a mensagem da marca da mesma maneira em todos os pontos de contato.

Um dos grandes diferenciais da Allídem é que possuímos uma jornada digital, o BrandSystem, para ajudar no processo de adoção onde entregamos conteúdos educacionais, mentorias e roteiros para orientar as empresas a garantirem a adoção da melhor maneira possível. Saiba mais sobre como sua marca pode destravar todo o potencial de fortalecer seu Branding, alinhar sua equipe e vender mais no nosso site https://www.allidem.com/