O que é design Web Design?
Ao longo da trajetória da Allídem já lideramos pelo menos 100 projetos de websites. Vimos o quanto era estressante uma empresa que não possui alguém de comunicação e marketing na empresa fazer um projeto desses acontecer. Por isso decidimos produzir conteúdos que vão apoiar a sua empresa nesta etapa.
O que identificamos em empresas que não tem marketing interno
- Na maioria das vezes, quem lidera o projeto não sabe montar um bom briefing.
- Falta conhecimento sobre hierarquia da informação e o que deve ser comunicado como prioridade em um website.
- Falta clareza de como a empresa deve comunicar e vender a autoridade e credibilidade que possui.
Esse artigo tem como objetivo explicar a importância de um bom briefing antes de investir qualquer recurso em qualquer canal de comunicação, seja ele um website, um canal no YouTube, um podcast, uma página no Linkedin, o que for. Bom, o Website Design sem dúvidas hoje é o principal cartão de visitas de uma empresa, até porque depois da pandemia, alguém ainda usa cartão de visitas? Agora tudo é digital. O cartão de visitas já foi inclusive substituído por um QRCode. Por isso, se o site website da sua empresa não estiver estruturado e organizado pode ser que ele esteja passando a mensagem errada.
Aqui, trago uma frase importante para quem lidera um negócio:
Marca é como o seu negócio é percebido.
Posicionamento de marca é como você quer que o seu negócio seja percebido.
O Website Design é uma oportunidade de criar uma percepção para o mercado de aspectos que muitas vezes o próprio mercado nem sabe que a sua empresa tem para oferecer.
Além disso, o Website Design também é uma oportunidade de criar conexão com as pessoas que a marca da sua empresa deseja se relacionar, sejam clientes, novos colaboradores, parceiros, fornecedores, entre outros.
Assim, o Website Design tem a função de vender uma mensagem e uma imagem para diversos públicos. Estamos falando de:
- Organizar a informação
- Tornar a informação clara
- Gerar valor por meio da assertividade
Qual é a principal prioridade da sua empresa?
Entender a principal prioridade de comunicação da sua empresa é fundamental para definir quais passos precisam ser dados. A seguir apresento algumas perguntas sobre prioridades e objetivos.
Separei em 3 aspectos fundamentais que impactam no posicionamento e na construção da marca e que inclusive comprovamos em uma pesquisa de mercado (você depois pode ver aqui). Para explicar a ordem das coisas, vale ressaltar que primeiro precisamos de pessoas, com as pessoas alinhadas e uma cultura e posicionamento de marca claros internamente avançamos para a comunicação externa pelo marketing e aí geramos mais resultados financeiros no comercial com as vendas.
O que vale você se questionar:
-
Cultura / Recursos humanos
- A prioridade do Website da sua empresa é elevar a percepção de valor para pessoas, parceiros e fornecedores?
- Existe o objetivo de atrair capital intelectual superior, sejam talentos ou stakeholders melhores?
- Ex: sua empresa possui uma cultura organizacional estabelecida com muita clareza do que faz de diferente no mercado, mas o Website não comunica isso.
-
Marca / Marketing
- A prioridade da sua empresa é comunicar um novo posicionamento de marca?
- Existe o objetivo de elevar a percepção de valor da marca/negócio?
- Ex: sua empresa hoje está num outro patamar por conta de evoluções e resultados alcançados, mas o site não traduz isso.
- A prioridade da sua empresa é comunicar um novo posicionamento de marca?
-
Vendas
- A prioridade da sua empresa é comunicar sobre um novo produto ou serviço?
- Existe o objetivo de vender mais / aumentar receita?
- Ex: sua empresa hoje possui outros produtos ou serviços mas o Wesbite não comunica isso.
Bom, se você respondeu sim para algum destes 3 pontos, agora é afunilar respondendo as perguntas para que isso seja respondido no Briefing. Tem uma frase que a gente ama: Quer bem feito? Brife direito. A seguir, apresento alguns pontos para que você tenha resultados positivos ao realizar um projeto de Website.
- Contrate um bom fornecedor, veja cases que estão alinhados com o resultado do que você busca.
- Brife com muita atenção seu fornecedor, o sucesso de um Website não é resultado apenas de quem executa mas também de quem direciona.
- Sempre sempre sempre dedique tempo para apresentar para qualquer fornecedor o Brandbook da marca e contar sobre a empresa. Qualquer fornecedor precisa conhecer sobre a sua empresa e não tem ninguém que saiba mais sobre ela senão você. Não espere que fornecedores adivinhem o que está na sua cabeça.
- Acompanhe o processo com o fornecedor, quanto mais próximo você estiver e mais alinhamentos ouverem ao longo do processo, maiores as chances dele ser bem sucedido.
- Questione sempre. Procure compreender o racional por trás do que foi apresentado.
Bom, com estes passos sem dúvidas já é possível dar passos mais assertivos. Caso precise aprofundar e se desejar ainda mais apoio, te convido a ficar de olho nos nossos treinamentos digitais, eles têm ainda mais informações para ajudar o seu negócio a subir de nível.