Branding para se destacar na sociedade atual

Branding para se destacar na sociedade atual

Branding para se destacar na sociedade atual

Allidem
Com amor pela equipe
2 minutos de leitura

Hoje vamos contar segundo a percepção do Enzo Ferrão, Head of Brand And Media da RD Station, que compartilhou um áudio didático conosco sobre como o Branding é importante na sociedade atual e seus pontos e abordagens de influência!

A startup RD Station é a ferramenta de automação de marketing nº 1 do Brasil, que se segmenta entre Marketing Digital e CRM de Vendas.

Mas porque eles são o nº1?

Além da grande diversidade de produtos dentro das ferramentas e benefícios para os clientes, a RD Station tem um grande reconhecimento no mercado por acreditar no potencial das empresas que sonham grande em conseguir gerar resultados ainda melhores.

Todo esse reconhecimento é fruto do conhecimento de Branding dos líderes que colocaram em prática e evoluíram a empresa bem posicionada e organizada fora do pensamento comum sobre marca ser somente a identidade visual.

O Mindset popular sobre Branding

"Quando pensamos em Branding, talvez o lugar comum seja primeiramente pensar no papel de uma identidade visual que se diferencie, para depois criar uma mensagem, criar uma instância e por fim criar uma camada emocional que constrói o diferencial visual que irá para seu site, material, campanhas e etc. Porém, pensar em marca apenas como mensagem visual,uma tagline ou uma imagem mais emocional, é pensar muito no topo do Iceberg, ou seja, é somente a pontinha de tudo que Branding tem de potencial de impacto".

Pontos estratégicos sobre Branding

"Naturalmente com um aprofundamento um pouco maior, entendo que as pessoas já começam a enxergar o quanto o tom de voz, a narrativa bem amarrada, os atributos muito claros, ajudam a guiar todo o seu processo de comunicação e conversações com a audiência, clientes e o mercado.

A maneira como você se comunica, se posiciona como empresa e constrói marca, se torna um ente social, uma participação social nas relações e conversas que acontecem nas redes sociais, tanto isso por um aumento de conversas, quanto para uma eventual gestão de crise, são pontos estratégicos".

Importância da abordagem emocional

"Podemos ir além desta comunicação, ser mais pragmático, e tentar impactar e mover as pessoas que são mais céticas com relação a construção de marca em uma abordagem emocional. Isto porque você pode ter pessoas que dizem que seu segmento é muito racional, lógico, específico, e que esta instância emocional não acontece tanto. Porém, independente das pessoas que estão no mercado e de seu segmento, elas devem ter um caráter emocional, que costumamos dizer que é um pouco do Insight, da impressão, da percepção, faz parte do cognitivo na tomada de decisão".

"É nessa instância que Branding atua muito, nesse ponto de decisão, nesse ponto mais emocional e assim, é nessas questões das percepções de elementos que o nosso cérebro processa em uma tomada de decisão, uma escolha".

Influência do Branding

Por fim, como explica o Edson, podemos dizer que Branding influencia diretamente a consideração à escolha. "Branding é uma disciplina que se olha muito a longo prazo, então outros estudos têm trazido resultados, mais recentemente um estudo publicado pelo instituto do B2B, demonstra que processos onde existe uma construção de marca (campanhas, projetos ou iniciativas de construção), com 1 ou 2 anos de consistência tendem a dobrar a efetividade da geração de negócios, isso significa que Branding constrói “assets” que diretamente geram resultados para a empresa e constroem um diferencial competitivo de tal forma que dobra o potencial de resultados que uma empresa pode gerar através das suas iniciativas de marketing".

A sociedade do futuro imediato

Ainda segundo Edson: "Existe uma questão de que o maior impacto do Branding está no médio e longo prazo. Entretanto, muitas marcas do mercado desconhecem desta estratégia. Já as que começam a investir rapidamente em Branding, por desdobrarem as ações no curto prazo acabam por ter um diferencial, se tornando assim, mais competitivas ."

"Essa é a maior instância que o Branding constrói em minha percepção, ele torna a empresa e os elementos do ecossistema da empresa, uma asset, um diferencial competitivo que leva diretamente a resultados".

-

Quer saber sobre branding para seu negócio? Descubra ​​clicando aqui e acessando o material mais completo sobre Branding para startups e empresas da Nova Economia!