Identidade visual de marca e o seu futuro com o ChatGPT e DALL-E
Resumo do artigo:
Neste artigo vamos passar um breve panorama sobre a inteligência artificial e como o ChatGPT e a Inteligência Artificial podem impactar na forma como trabalhamos no dia a dia e como você pode usar isso a seu favor.
O impacto e as aplicações
da Inteligência Artificial no Branding
A inteligência artificial não é novidade, Allan Tuning foi precursor no assunto que foi falado pela primeira vez em 1950.
Mas, com o surgimento do Chat GPT em novembro de 2022 a temática da Inteligência Artificial está por todos os lados. A ferramenta atingiu a marca de 1 milhão em menos de uma semana após o seu lançamento. O mundo está com os olhos voltados para o potencial dessa AI e tem empresas gigantes apostando na ferramenta. A Microsoft já está trabalhando com o software de inteligência artificial por trás do ChatGPT em uma versão do Bing. A intenção é tornar as buscas mais eficientes e aumentar o market-share frente ao Google.
O ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI, startup fundada por Sam Altman em 2015 na Califórnia. A empresa visa se tornar a maior startup do mundo e poderá valer 29 bilhões de dólares. A OpenAI promove a pesquisa e desenvolvimento de ferramentas e o aprimoramento da Inteligência Artificial, outra ferramenta que a startup possui e é voltada para a criação de imagens é a DALL-E.
Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre essas ferramentas e como suas aplicações vão impactar seu negócio.
O que é o ChatGPT e o que ele pode fazer
A sigla ChatGPT, significa “Chat Generative Pre-Trained Transformer” ou, em tradução livre, "Transformador Pré-treinado Gerador de Bate-Papo". A ferramenta que foi mencionada pelo The Times como o “primeiro chatbot verdadeiramente útil do mundo”, é um modelo de linguagem desenvolvido com algoritmos de machine learning que são treinados para ter uma comunicação natural e humana.
Possui uma enorme base de dados entre textos, livros e artigos científicos de onde tira todas as informações que devolve durante a interação com o usuário.
A ferramenta é capaz de processar o que estamos falando e responder dentro do contexto tornando a experiência similar a uma conversa entre duas pessoas. Evidentemente o ChatGPT tem limitações e não possui consciência, portanto, não compreende o mundo como nós. Vale reforçar também que não é por que o Chat disponibiliza informações que você não deve checá-las. Eu por exemplo, ao usar o Chat algumas vezes já me deparei com ele passando informações erradas. Por exemplo: ele citou uma frase que eu sabia que pertencia a um determinado autor e não aquele que o chat me falou que pertencia...portanto cuidado para não sair divulgando informações que você não possui conhecimento ou certeza.
O próprio site da OpenAI alerta sobre o uso da ferramenta com relação a busca de dados pois, esses podem ser incertos em alguns casos, além de sua base de dados ainda não ter a capacidade de gerar informações do ano de 2021 em diante.
O ChatGPT está sempre em expansão mas uma coisa é fato: estamos entrando em uma nova era na tecnologia.
O que essa AI é capaz de fazer
A utilização do serviço ainda está disponível gratuitamente, mas o CEO da OpenAI, Sam Altman, já sinalizou que a monetização será necessária. Segundo a Reuters, a empresa espera US$ 200 milhões em receita no próximo ano e US$ 1 bilhão até 2024. Há ainda muito o que descobrir com relação ao uso do GPT. Listamos aqui algumas formas de utilização da AI:
-
TAREFAS REPETITIVAS:
Pode ser otimizada para realizá-las, gerando economia de tempo e recursos. -
ATENDIMENTO AO CLIENTE:
O Chat GPT pode gerar perguntas e respostas que são recorrentes e cuja interação é mais simples. -
PESQUISA:
O Chat GPT pode ser usado como ferramenta de pesquisa. -
RESUMOS:
O Chat GPT resume livros e sugere textos para artigos, legendas para redes sociais e roteiros de vídeos. -
CÁLCULOS:
O Chat GPT resolve equações matemáticas. -
PROGRAMAÇÃO:
O Chat GPT não só entrega códigos completos como explica sua funcionalidade e faz correções. -
TRADUTOR:
O Chat GPT traduz textos para outros idiomas. -
CLASSIFICAÇÃO:
O Chat GPT classifica e explica como algo pode ser feito entre outras habilidades.
Diante de tantas funcionalidades uma pergunta se torna comum:
Profissões deixarão de existir com a chegada do ChatGPT?
Sem dúvidas muitas profissões deixarão de existir mas também veremos novas maneiras de se trabalhar.
Isso porque muitas questões de execução serão feitas pela máquina e aí o diferencial dos profissionais estará em pontos como:
• a curadoria,
• a criatividade
• a capacidade de filtrar e interpretar
• a imaginação
• a expressão
• o repertório
Identidade visual: exemplos de aplicações do DALL-E, a extensão do GPT para solucionar o visual.
Enquanto o ChatGPT analisa e responde com texto, o DALL-E foi construído em cima de uma arquitetura que permite a interpretação do texto considerando o contexto, só que respondendo ao usuário com a geração de imagens. O DALL-E utiliza o Deep Learning e modelos treinados pela OpenAI e permite a criação de imagens de alta qualidade a partir de textos e cria imagens originais como no exemplo abaixo onde pedimos um astronauta andando à cavalo.
A imagem a seguir foi criada pela AI a partir de um pedido nosso para que fosse criado um logo azul e cinza e em 3D para uma marca de fones de ouvido.
Com o DALL-E também é possível fazer o upload de uma foto ou imagem e pedir para que a ferramenta trabalhe a partir dela como referência. Fizemos uma pergunta ao ChatGPT sobre como a criação de imagens com o DALL-E pode impactar no universo de identidade visual e design de marcas e essa foi a resposta:
Segundo o próprio GPT, o DALL-E pode ser usado de várias formas no universo de identidade visual sendo elas:
-
GERAÇÃO DE IMAGENS PERSONALIZADAS:
O DALL-E pode ser usado para gerar imagens personalizadas que sejam únicas e se adaptem às necessidades da marca. Isso pode incluir imagens de produtos, embalagens, logotipos, banners publicitários, entre outros. -
CRIAÇÃO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS:
Com o DALL-E é possível criar campanhas publicitárias criativas e impactantes, gerando imagens e vídeos personalizados para serem usados nas redes sociais, televisão e outras mídias. -
DESENVOLVIMENTO DE IDENTIDADE VISUAL:
Com o DALL-E é possível desenvolver uma identidade visual única para uma marca, gerando elementos visuais personalizados como logotipos, ícones, imagens e cores que sejam coerentes com a personalidade da marca. -
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS:
O DALL-E pode ser usado para analisar tendências de design, identidade visual e branding, permitindo que as marcas estejam sempre atualizadas além de inovadoras.
Como usar o Chat GPT combinado com o DALL-E para o Branding
O ChatGPT e o DALL-E podem ser combinados de várias maneiras para melhorar a criação de conteúdo e a geração de imagens. Algumas das principais formas incluem:
-
GERAÇÃO DE CONTEÚDO E IMAGENS:
O ChatGPT pode ser usado para gerar texto descritivo ou narrativo para as imagens geradas pelo DALL-E como, por exemplo, escrever uma descrição detalhada de um produto e o DALL-E pode ser usado para gerar uma imagem deste produto. -
GERAÇÃO DE DIÁLOGOS:
O ChatGPT pode ser usado para gerar diálogos para as imagens criadas pelo DALL-E, permitindo que as imagens sejam usadas em contextos interativos, como jogos ou chatbots. -
GERAÇÃO DE DESCRIÇÕES DE IMAGENS:
O ChatGPT pode ser usado para gerar descrições de imagens geradas pelo DALL-E, permitindo que as imagens sejam descritas e contextualizadas de maneira precisa e coerente. -
GERAÇÃO DE HISTÓRIAS E ROTEIROS:
O ChatGPT pode ser usado para gerar histórias e roteiros para as imagens geradas pelo DALL-E, permitindo que as imagens sejam usadas em contextos de narrativa, como histórias em quadrinhos ou animações. -
GERAÇÃO DE CONTEÚDO PERSONALIZADO:
O ChatGPT e DALL-E podem ser usados em conjunto para gerar conteúdo personalizado para diferentes aplicações, como campanhas publicitárias e desenvolvimento de identidade visual.
Essas são algumas das maneiras como o ChatGPT e o DALL-E podem ser combinados, mas existem muitas outras possibilidades, e sua combinação pode ser usada para vários fins e necessidades. Esse texto acima que você acabou de ler quase todo escrito pelo Chat GPT. É compreensível que a ferramenta esteja conquistando usuários rapidamente. Mas vou te falar, ainda assim, senti um pouco de falta de um toque humano.
A influência da AI no Branding e na comunicação
Não dá pra negar que a inteligência artificial (AI) tem tido e terá um grande impacto no branding e na comunicação.
Como vimos neste artigo, são enormes as possibilidades de usar ferramentas como essas no dia a dia da empresa.
Muito ainda se discute com relação a ética e bom uso da AI e uma coisa é certa, ela veio pra ficar e vamos cada vez mais ter que adaptar nossa forma de trabalhar em conjunto com ela.
O que acredito que vai fazer diferença para conseguir direcionar muito bem uma ferramenta de AI será o repertório e o senso crítico das pessoas. Neste artigo: Design estratégico: 15 fundamentos que todos precisam saber e aplicar - falei de vários aspectos que um profissional precisa ter, principalmente aqueles que trabalham em áreas criativas. Muitas das características citadas neste artigo são únicas nos humanos. Por fim, de nada adianta a máquina ter a informação se o humano não tiver o embasamento para direcionar e tirar o melhor da máquina.
Um trabalho de posicionamento e comunicação de uma marca no final tem como objetivo gerar mais resultados, aumentar as vendas, reduzir o custo de aquisição de um cliente. E estas ferramentas sem dúvidas ajudarão a acelerar este processo. Ainda assim, acredito que a robustez e o direcional que todo um trabalho de posicionamento exige pede muita curadoria, repertório, sensibilidade e por isso acredito tando que um método comprovado e lapidado ao longo dos anos faz toda diferença. E é isso que a Allídem entrega: método. Nosso método tem como objetivo gerar impacto nas vendas. Fazer a marca da sua empresa se tornar mais desejada para vender mais. e com muito mais facilidade.
Hoje e cada vez mais, investir no posicionamento e na comunicação institucional da marca será fundamental como ferramenta para diferenciar. Se quiser saber mais sobre o que fazemos, recomendo fortemente a leitura do nosso relatório gratuito.
Trata-se da 1ª Pesquisa realizada no Brasil sobre posicionamento e construção de marca na nova economia: