O rebrand da Allidem

O rebrand da Allidem

O rebrand da Allidem

Allidem
Com amor pela equipe
9 minutos de leitura

Em maio de 2016 nasceu a Allídem, fruto da expertise e paixão da fundadora Nathalia Frontini pelo design. Desde o primeiro dia, todo o propósito e objetivo da marca sempre esteve ligado a uma palavra: Identidade. Começando pelo propósito, estudar, compreender e resolver a questão da identidade das marcas com as quais trabalhamos. O nome foi construído da mesma maneira, All (primeiras vogais do arabe) (idem Latim) idiomas precursores da comunicação.
O símbolo, uma digital, a representação do que nos torna únicos, a nossa identidade.

Começamos nossa jornada criando projetos de identidade e design para pequenas, médias empresas. Com o tempo crescemos e conquistamos as grandes empresas, multinacionais dos mais diferentes mercados, principalmente do mercado financeiro e de saúde. Sempre defendendo o Branding como parte da estratégia de negócio e dando vida a ele através dos pontos de contato. Concluímos projetos dos quais estamos orgulhosos até hoje. Criamos laços e uma relação de confiança com nossos clientes. Aos poucos, os mesmos clientes começaram a nos procurar para diferentes soluções voltadas para o posicionamento digital e então, passamos a desenvolver projetos de websites com muito UX & UI que amadureceram e se tornaram veículos diretos de geração de tráfego, leads e vendas.

Time to grow

Apaixonados pela metodologia de Growth Hacking desenvolvida por Sean Ellis, decidimos que era hora de expandir. Montamos uma equipe para conectar todos os pontos de growth: Marketing, Digital, Design, Dados e Produto. Começamos a atuar em projetos cada vez mais desafiadores com processos ágeis e um equipe totalmente multidisciplinar. Lá estavam todos os pontos, e nossa equipe focada em conectá-los e gerar o tão desejado crescimento percorrendo todas as etapas do funil de vendas.

Ou você ganha ou você aprende

Foram quase 2 anos aplicando o growth em diferentes projetos. Testamos, erramos, vivemos, aprendemos, crescemos. Vimos na prática o esforço, defeitos e virtudes do que estávamos construindo. Atingimos nossas metas e promovemos o crescimento digital de nossos clientes, e percebemos que para aplicar o growth hacking de forma efetiva, é necessário contar com empresas que tenham uma cultura digital fortalecida pelas lideranças. Antes de qualquer coisa, empresas precisam de uma identidade e posicionamento muito bem desenhados. Sem entender sua proposta de valor e comunicar muito bem seus diferenciais, todos os outros pontos podem falhar, pois sem isso não há direcional ou discurso para vendas.
Para garantir o sucesso dos projetos nos vimos investindo muito mais esforço e tempo nessa coluna vertebral que sustenta toda a comunicação e diretamente afeta o crescimento.
Nesse momento percebemos que talvez não ganhamos da maneira que esperávamos, mas certamente aprendemos algo extremamente valioso.

Restart with the why

Há uma boa razão pela qual Simon Sinek insiste em começar pelo “Porque”.
Ele é o Norte, o propósito, a razão pela qual empresas existem.
Quando olhamos para a Allídem desde o começo, toda nossa jornada, nosso time e nossos clientes, nosso propósito, a razão pela qual acordamos todos os dias nunca mudou.

Nossa expertise é nosso fascínio e nossa maior força.
Acreditamos no Branding como processo de gestão de uma marca, e esta marca se resume à identidade de uma organização e é esta identidade, estes diferenciais, o que tornam ela única que pode transformar empresas, o mercado, o mundo.
Por isso decidimos que era hora de revisitar nossas raízes e focar 100% em nossa maior força. Ao invés de atacar todo o funil, nossa missão é primeiramente preparar a base para que todas as ações que vem em seguida estejam bem sustentadas e firmes no que chamamos de coluna vertebral, o Branding.

A questão agora era como e para quem.

A nova economia

Durante nossa jornada trabalhamos para empresas de diversos segmentos, mas um fator gritante sempre foi como as empresas da nova economia estão desafiando o status quo e transformando o mercado. Fazer diferente, resolver problemas de maneira ágil e digital, com escalabilidade.
Como bem pontuado no livro Organizações Exponenciais de Salim Ismail e artigo escrito por um de nossos sócios na Infomoney, todos esses pontos aliados a um propósito transformador massivo, é como as empresas da nova economia estão mudando nossa realidade. Produtos disruptivos precisam ser bem comunicados. Stakeholders precisam compreender seu produto e acima de tudo seu propósito. Entendemos que produtos de startups nunca estão prontos, desde o MVP sempre há um próximo passo, algo a melhorar, por isso insistimos que branding não é um projeto, e sim um processo que exige constância e consistência. Assim como seu produto, sua marca irá evoluir, se transformar, escalar e se adaptar, e nossa metodologia visa entregar uma marca que esteja profundamente conectada ao seu propósito, para que independente das mudanças no produto, sua identidade continue verdadeira e bem comunicada. Um branding bem construído está diretamente relacionado com redução de church, CAC e aumento do lifetime value, fatores vitais para o crescimento de uma startup, além de engajar os usuários assim como atrair novos colaboradores e investidores.
No estágio de maturidade do mercado nacional, branding é um diferencial competitivo. Sabemos o tamanho do impacto que o branding pode ter, e quanto mais nos envolvemos com projetos digitais, nos vemos representados e inspirados por essas startups. Percebemos que falamos a mesma língua, e que o mercado está pronto para receber o que temos de melhor para entregar.
E assim, nosso “para quem” foi respondido.

Como?

Quando montamos nosso time focado em growth unimos profissionais oriundos de startups com profissionais de branding com formação clássica de agências.
Uma vez que nosso foco se voltou 100% para o branding decidimos redesenhar todo o processo pensando de forma ágil e voltado para produtos digitais.

Sabemos que startups precisam de soluções rápidas e financeiramente compatíveis com seu estágio de crescimento.
Um projeto clássico de branding feito por agências pode levar mais de 6 meses mas no Brasil, 25% das startups nascem e morrem em até um ano.

Por isso construímos uma metodologia especialmente para atender a nova economia.
Desenhamos um produto com processos claros, bem definidos, colaborativos e ágil.
Mapeamos as maiores dores e necessidades para desbloquear o potencial de empresas de tecnologia através do branding. Pensamos não só no processo criativo, mas também em como agregar valor e entregar direcionamentos de design e comunicação que poderão ser desdobrados e evoluídos nas mãos do seu time, seja de design, marketing, produto, customer success, vendas e etc.

Contamos com dois produtos que são entregues em 6 ou 12 semanas respectivamente. Nosso foco está em gerar impacto com o seu propósito, discurso, e canais digitais. Mergulhamos no universo da sua startup para compreender seu mercado, competidores, estratégia, clientes e objetivos, para criar algo que seja realmente novo, único e seu. Trabalhamos com você, no seu ritmo para solucionar problemas de comunicação.

Compartilhar conhecimento que gera valor

Um dos pilares inegociáveis de nossa cultura é compartilhar conhecimento.
Todos que trabalham a Allídem são viciados em blogs, podcasts, livros e cursos.

Temos nossos “Show & Tell” constantes muitas vezes com convidados para sempre dividir informações e evoluirmos como um grupo. Sempre observamos como diversas empresas, principalmente startups, não tratam o branding como pilar estratégico muitas vezes não o utilizam da maneira correta. Por isso, parte de nossa missão é também compartilhar o conhecimento para fora da Allídem.

Seja no nosso blog, grupo no telegram ou redes sociais, constantemente compartilhamos conhecimento e discussão para que o ecossistema de startups evolua junto seu conhecimento sobre branding. Queremos criar nosso próprio stackoverflow de branding onde todas as dúvidas sejam respondidas e todo conhecimento de branding compartilhado.

Walk the talk

Agora com nosso propósito, produto e mercado mais claros do que nunca, era hora de aplicarmos em nós mesmos nossa metodologia…

Se eu posso imaginar, eu posso criar

Começamos pelo arquétipo que dá base à toda comunicação e personalidade da marca. Os arquétipos que compõem a marca da Allídem são o Herói que chamamos de Líder e o Criador. O Arquétipo do Líder é provar o seu valor através de ações difíceis e que demonstrem coragem. A marca que se baseia nesse arquétipo procura  ser o mais competente e corajoso possível. As características do consumidor que se relaciona com a marca que usa essa figura é: ser dinâmico, veloz e ágil.

Já marcas voltadas para o arquétipo do criador difundem a ideia de que tudo é possível e que cada pessoa pode transformar a própria vida e o mundo, criando uma nova realidade.

Enquanto para o criador a missão é dar forma a uma visão para o líder onde há vontade há um jeito. 

Nosso Manifesto

Nós estamos aqui pelos inconformados.
Por aqueles que desafiam o comum, que fazem diferente.
Que são chamados de loucos até se tornarem gênios.
Estamos aqui pela nova economia,
pelas novas idéias, pelas novas soluções.
Por cada noite varada, por cada pitch recusado.
Pelos líderes que mudam mercados.Pelos produtos que viram verbos.
Estamos aqui pelas novas histórias que precisam ser contadas, e estamos aqui para te ajudar a contá-las.
Existimos para dar forma a uma visão
Não acreditamos só em unicórnios, acreditamos em camaleões se adaptando, nas cabras da montanha que querem escalar.
Acreditamos em Transformação, que dá forma, e vira ação.
Não só conhecemos os desafios da nova economia, vivemos cada um deles.
Nascemos do design, somamos o business e evoluímos para um produto.
Nossa missão é dar forma, voz e visão para empresas que vão escalar montanhas e transformar o mundo.
Solte as amarras, aperte o botão, vire a chave.
Allídem – Desbloqueie seu potencial.

Transparência

A ordem na qual o cérebro humano consegue identificar são:
Cores > Símbolos > Números > Letras.
Desde o começo da Allídem isso guia nossa criação, e aqui não seria diferente.
Nossas cores básicas são o Branco e o Petróleo. Claro e escuro. Cores que representam a objetividade e a clareza, sem voltas, sem dúvidas.
Ainda para representar o mercado da nova economia, trouxemos como cores de suporte o RGB (red, green e blue) que são as três cores primárias utilizadas como base para formar todas as outras através do sistema aditivo em monitores e smartphones. Digital está em nós e em nossos clientes.
Por fim criamos nossos degradês baseados nessas cores, comunicando transformação, continuidade e movimento, tanto da Allídem quanto de nossos parceiros e clientes.

Look & Feel

Normalmente, Look & Feel é o termo utilizado para descrever o grupo de elementos visuais que passam o “sentimento” do universo visual de uma marca. Fonts, cores, grafismos, ilustrações e etc.
Mas aqui queríamos ir adiante, queríamos que nossa marca realmente fosse vista e sentida.
O desafio era como trazer a sensação física, o “Feel” para um mundo onde a maioria das interações com uma marca são digitais?
Aqui entra no Neomorfismo, estilo de UI design criado especificamente para produtos digitais.
Através desse estilo visual, nossa intenção é criar uma experiência sensorial onde criamos aproximação com o usuário, fazendo com que ele tenha entendimento e conexão com os elementos visuais da marca.
A construção dos elementos atinge nosso cérebro de modo que ele entenda que aquilo existe em um plano físico, além do digital, com relevo, volume e níveis de profundidade.
Muito mais do que imagens, queremos criar sensações.

A Identidade da identidade

Por mais que pessoas e empresas se transformem, parte delas sempre permanece.
Assim como o tigre não muda suas listras, um elemento visual sempre esteve presente na Allídem e seria impossível substituí-lo.

Nossa digital é algo que nos torna únicos.
É nossa assinatura, nossa identidade.
Pode ser óbvio, mas é exatamente por ser verdade que funciona.
Ela estava lá desde o primeiro dia, e vamos carregar esse ícone como parte de nossa identidade para sempre.

Para ajudar a contar essa história, trouxemos outros elementos como Ícones de suporte de uma biblioteca open source, alimentada por designers de todo o mundo, e fotografias que trazem a modernidade da nova economia e o protagonismo de seus líderes em destaque.

Be bold, never regular

Todos os outros elementos visuais de nossa identidade foram definidos com o mesmo propósito de comunicar quem somos e quem servimos.
Nossas fontes escolhidas são:

Titillium Web: Criada dentro da Accademia di Belle Arti di Urbino na Itália, essa fonte representa muito do que acreditamos. Primeiro por ser uma excelente fonte para produtos digitais, e em segundo lugar sua história.
Essa fonte foi criada e é mantida por professores alunos da Accademia di Belle Arti di Urbino, qualquer designer pode se voluntariar para cooperar no projeto.
Além disso, a fonte está sempre em revisão e evolução.
Com isso, unimos 2 pilares fundamentais de nossa atuação: Colaboração e Constante Evolução.
Source Code Pro: Criada por Paul D. Hunt, essa fonte foi desenhada especialmente para ser uma fonte de suporte e especificamente para ambientes de codificação.
Aqui trazemos mais uma vez um pedaço do digital para nossa identidade.

Ao infinito e além

Scott Bedburry uma vez disse: “Uma grande marca é uma história que nunca termina de ser contada.”
Hoje nós iniciamos um novo capítulo na nossa história, e convidamos você a continuar a contá-la conosco.

Artigos Recentes

Gostou?

Curta ou nos mande seu feedback!

0

Mais lidos

Newsletter

Insights,
Ideias &
Inspirações

Inscreva-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre o universo de Marca, Negócio, Marketing e Comunicação em sua caixa de entrada.

Leia nossa Política de Privacidade