Como construir a proposta de valor da sua startup

Como construir a proposta de valor da sua startup

Como construir a proposta de valor da sua startup

Allidem
Com amor pela equipe
2 minutos de leitura

Saber sintetizar quem sua startup atende, o que seu produto faz, como ele faz, e qual seu maior diferencial não é uma tarefa fácil. Em outras palavras, é ter sua proposta de valor muito bem alinhada e pronta para ser comunicada.

Pensando nisso, Geoffrey Moore apresentou em seu livro Atravessando o Abismo (Crossing the Chasm), um framework que pode te guiar para que você construa a proposta de valor da sua startup de forma clara e objetiva. Confira!

Moore’s Framework

Vamos começar analisando cada ponto do framework proposto por Geoffrey Moore. 

Imagem descrevendo cada passo do Moore’s Framework

Para

O primeiro passo, um dos mais fundamentais para qualquer startup, é definir o seu público-alvo. 

Exemplos:

Empresas (B2B): Segmento, Porte, Faturamento, Número de Colaboradores.

Pessoas (B2C): Demografia, Geografia, Psicografia, Estilo de Vida, Atitudes, Crenças, Comportamento.

Que

Agora, você irá identificar qual é a necessidade pelo seu produto ou serviço. Qual é a oportunidade de mercado que faz com que o seu produto ou serviço se destaque? 

Nosso(a)

Neste ponto você irá descrever o seu produto ou serviço e em qual categoria ele se encaixa.

Que 

Chegou o momento de definir seu benefício primário. Normalmente é o maior problema que seu produto ou serviço resolve.

Diferente

Agora, você começa a se posicionar em comparação a seus principais concorrentes. 

Lembre-se que competidor não é necessariamente quem faz a mesma coisa que você, e sim quem é uma alternativa para seu produto ou serviço.

Nosso(a)

Por fim, defina seu principal diferencial. Por que a sua solução é uma alternativa melhor das outras oferecidas por seus concorrentes?

Este ponto está diretamente relacionado com seu USP (Unique Selling Proposition), saiba mais sobre este ponto essencial para definir o seu diferencial neste artigo super completo. 

Preenchendo esse framework corretamente, você terá um parágrafo que servirá não só como um elevator pitch pronto para ser apresentado, mas também como um guia para seu posicionamento e mensagem.

Ter a proposta de valor de forma clara e objetiva irá ajudar também na jornada de captação de recursos da sua empresa, entenda como neste artigo e aprofunde ainda mais os seus estudos. 

Neste artigo compartilhamos sobre como ter uma proposta de valor muito bem alinhada e pronta para ser comunicada. Para aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto, não deixe de conferir o relatório da primeira pesquisa no Brasil sobre a importância da construção e posicionamento da marca para startups e empresas da Nova Economia que contou que contou com 335 líderes de organizações. 

Sobre a Allídem

Nós destravamos o potencial de marcas da nova economia. Nosso foco é através do Branding, alinhar o discurso de vendas que vai liderar o crescimento da sua empresa ou startup. Investir no posicionamento da sua empresa é preparar o terreno para escalar, conheça mais sobre o nosso trabalho.