Blog Insights Allídem

Lançamento de marca - 4 Etapas para posicionar sua marca

Escrito por Nathalia Helou Frontini | Jan 18, 2022 8:39:33 PM

Passo a passo para garantir um lançamento de marca de primeira

Muitos clientes nos perguntam como e quando deve ser feito o lançamento de qualquer iniciativa da Marca.

Pensou em comunicar alguma mudança da marca, ou o primeiro lançamento só com um aviso único?

Sua empresa pode estar perdendo tempo e oportunidades de criar conexão com o mercado. Mudanças ou novidades da marca são sempre uma oportunidade para pensar de maneira estratégica e construir um storytelling para a comunicação oficial ou lançamento desejado com muita antecipação. Isso vale para qualquer iniciativa da sua marca, até mesmo com movimentos sutis é possível criar uma narrativa que cause impacto e traga envolvimento. Para citar seguem alguns exemplos de comunicações que podem ser aproveitadas como iniciativas de marketing:

  • A Nova Marca ou Rebrand:
    A sua estratégia de posicionamento e consequentemente a representação do DNA da marca através do universo visual e verbal.
  • O Produto
    O Lançamento de um produto, alguma novidade ou revisão deste produto.
  • Um novo ponto de contato com o cliente
    Alguma plataforma, aplicativo, canal, nova forma de acesso ou atendimento.
  • Projeto ou Iniciativa
    Algum projeto, parceria ou iniciativa que a marca irá desenvolver e que deve ser comunicada no mercado.

Faça da comunicação um grande acontecimento!!!

As iniciativas da marca devem ser comunicadas como um grande acontecimento e com antecedência. E o storytelling pode ser trabalhado com mistério, para deixar o mercado curioso com o que está por vir. O que acontece muitas vezes é que após um processo de construção e posicionamento de marca ou rebrand nossos clientes nos perguntam com frequência até que ponto podem e devem utilizar a marca e a nova identidade antes mesmo de fazer um lançamento de marca oficial.

Vale reforçar que a meta de qualquer empresa é gerar negócios e vender, então as oportunidades no meio do caminho devem ser pensadas e ponderadas. E projetos com características específicas como prazos, captação, podem ser trabalhados de maneira gradual como é o caso do C6 Bank que apresentaremos a seguir.

Quando você pensa de forma estratégica você tem o controle da narrativa e pode fazer o mercado chegar à conclusão que você quer. A construção da narrativa tem um papel muito importante pois é a história que faz com que o mercado compreenda a mensagem que a empresa deseja transmitir. Envolver stakeholders nesta narrativa como parceiros e clientes também deve ser considerado pois gera uma sensação de pertencimento, engajamento além de fortalecer a marca. Além disso, é importante a marca fortalecer o ânimo e a positividade. As mudanças devem ser comunicadas com força e energia, além de transformar o momento em algo especial. Tudo isso gera impacto nos clientes e alavanca as vendas.

O Lançamento de marca do C6 Bank

Quando o C6 Bank estava para se lançar no mercado, ele criou uma comunicação sobre esse acontecimento através do storytelling para não deixar espaço para uma segunda interpretação. Além disso, foi um momento de testar e melhorar o produto conforme as pessoas entravam na versão Beta. Enquanto algumas pessoas foram convidadas a entrar e testar o produto na versão Beta, um segundo grupo entrou em uma comunicação mais genérica para aguardar o lançamento oficial. Os pontos de contato para a comunicação foram alguns como:

  • Landing Page – Uma página de website (landing page) contando sobre o novo banco, o projeto e convidando as pessoas para se cadastrarem para serem beta testers e/ou entrarem na fila de espera. Tudo isso para gerar envolvimento, cocriação, participação, expectativa e curiosidade.
  • Régua de Comunicação – Quem se cadastrava recebia uma régua de comunicação por email contando os próximos passos que a empresa estava desenvolvendo, elevando o nível de interesse e comprometimento das pessoas e deixando o mercado com uma expectativa pelo lançamento de marca.
    O storytelling explorado nos e-mails também foi explorado em outros canais como por exemplo as redes sociais e parceiros estratégicos que foram selecionados para alavancar o potencial de alcance.
  • Site Oficial – Após toda a comunicação feita por esta régua, finalmente a última mensagem antes do lançamento oficial foi enviada levando os usuários a um novo website, desta vez mais robusto e com os acessos oficiais para o novo banco digital.

Abaixo apresentamos o que mapeamos da jornada dos emails, só para termos em mente que esta comunicação durou pelo menos 5 meses. Veja a seguir:



O que deve ser considerado para um lançamento de marca de impacto:

A base de tudo é construir isso com os principais stakeholders da marca como clientes ou parceiros, tudo isso para criar engajamento e identificação. Vamos ver os 4 passos principais:

  1. Antecipação: A Antecipação faz com que as pessoas aguardem por algo grandioso, além de despertar a curiosidade.
    Pense por exemplo nos lançamentos de produtos Apple, eles sempre são eventos anuais com datas pré definidas que geram altas expectativas. Sem falar em toda a experiência do evento que conta com storytelling até a apresentação do produto.
    O foco é criar expectativa e não entregar tudo de uma vez.
  2. Storytelling: Histórias tem o poder de envolver as pessoas, gerar conexão emocional além de potencializar o processo da antecipação.
    Qual será a história que será contada para o mercado?
    Quais são os destaques desta história?
    Tudo isso deve estar muito amarrado para que a informação não seja colocada sem contexto.
  3. Repetição: O que será comunicado para o mercado pode ser óbvio para você e para o seu time. Mas para o mercado é novidade. Este é o momento de ativar a conexão e fazer com que o mercado se lembre da sua marca. Falar uma única vez não é suficiente, é importante repetir os conceitos caso contrário as pessoas vão esquecer.
    Repita uma, duas, três, quatro… dez vezes. É assim que a marca vai se destacar em um mercado competitivo e saturado onde a cada dia surge uma nova marca, um novo produto, um novo projeto.
  4. Envolvimento: Você deve trabalhar o envolvimento até o dia do lançamento de marca.

Você pode gerar envolvimento através de perguntas, palestras, lives, e-mails, criando lista de espera que comentamos acima no exemplo do C6 Bank. O envolvimento tem o poder de tirar insights e aprimorar a jornada, além de fazer com que as pessoas se sintam envolvidas pela história que a marca deseja comunicar.

GO LIVE: O grande Lançamento!

A seguir apresentamos um breve checklist para auxiliar no processo que estão diretamente ligados ao posicionamento de marca do negócio: caso não tenha clareza sobre todo o posicionamento da sua empresa, recomendamos a seguinte leitura.

  • Qual é o objetivo do lançamento de marca?
  • O que vai ser lançado?
  • A proposta de valor do que será lançado está clara?
  • Para quem será lançado?
  • Quando será lançado? Quais são os prazos?
  • Como será a mensagem?
  • Quais serão os canais?

Crie algo grandioso e coloque energia e foco nesta etapa. A antecipação ajudará a elevar as expectativas, tanto de toda a equipe quanto dos clientes. Pessoas se atraem por novos conceitos, novas soluções, futuras oportunidades e quando tudo isso vem carregado com uma história que conecta com o outro só tem como alavancar este lançamento de marca.

Juntos podemos te ajudar a construir o posicionamento da marca da sua empresa para conectar com o emocional de seus clientes, potencializar sua marca no mercado e impulsionar os resultados de vendas. Acesse o relatório abaixo da 1ª Pesquisa no Brasil sobre posicionamento de marca abaixo e gere valor para a sua marca.