Você consegue pensar em uma empresa que possui um bom produto e uma equipe qualificada, mas que não vem performando bem? Vender pouco, vender menos que a concorrência, lidar com uma equipe pouco engajada, e não conseguir evoluir a jornada do cliente, são alguns dos problemas enfrentados pelos negócios – sejam eles novos, ou os que procuram se reinventar.
Há ainda, empresas com performances que quebram recordes de venda, formam filas e criam embaixadores de sua marca. Ao analisar benchmarks, é possível observar que o que líderes de mercado têm em comum é a ordem da visão macro de seus negócios. Em seu livro, “Comece com o “Por quê?”: Como grandes líderes inspiram ação”, Simon Sinek traz o conceito de Golden Circle, que explica boa parte da filosofia por trás desses grandes players. (Leia mais sobre o Mindset de Ação)
O Golden Circle pega as três perguntas-chave de qualquer negócio, projeto ou ideia que são: O que? Como? Por que? E muda sua ordem para:
A ideia por trás desse modelo simples, porém extremamente sofisticado, é que as pessoas não compram o que você vende, mas sim o porquê você vende. A ferramenta ajuda a motivar e inspirar o consumidor e o colaborador, de forma a criar identificação com a marca.
De acordo com a Harvard Business Review, 64% dos relacionamentos entre a marca e o cliente são construídos com base em valores compartilhados. E é assim que a Apple agrega um valor muito superior ao seu produto do que a concorrência. Em um discurso antigo, Steve Jobs explica a filosofia da campanha Think Different. Em sua TED Talk, Sinek cita o exemplo da Apple e sua campanha Think Different para provar a efetividade dessa simples mudança. Ele começa dizendo:
“Fazemos ótimos computadores. Eles são feitos pensando na experiência do usuário, são lindos e fáceis de usar, quer comprar um?”
E, em seguida refaz a proposta:
“Em tudo o que fazemos, buscamos quebrar o status quo. Buscamos pensar diferente. Nossos produtos são feitos pensando na experiência do usuário, são lindos e fáceis de usar. Fazemos ótimos computadores. Quer comprar um?”
Outra marca que compreende perfeitamente o Golden Circle de Sinek é a Nike. A marca sempre trabalhou com o conceito, sem falar sobre seu produto em comerciais e campanhas, mas sim, sobre o porquê de a marca existir. Entretanto, a campanha “Dream Crazy” com Colin Kaepernick em 2018 conectada completamente com o slogan da marca: A Crazy Dream Becomes Reality When You Just Do It, fez com que a marca atingisse números surpreendentes.
Foram +6BI de dólares em valor de marca, e mais de 31% em aumento de vendas advindos da campanha que não citava qualquer produto da empresa, mas sim posicionava a Nike como uma marca que abraça a diversidade e a luta dos atletas por causas sociais. O denominador comum dos vídeos da campanha é que todos mostram o poder do esporte de mudar o mundo para melhor – todos falam sobre o porquê. Vale lembrar que tanto a Apple quanto a Nike estão no ranking das marcas mais valiosas do mundo de forma estável há anos.
Em nosso produto de Branding, o Brand Sprint, construímos o Golden Circle de nossos clientes a quatro mãos no início do processo. Compreender o core business é o primeiro passo para construir Branding, afinal, em um mundo ideal, posicionamento e branding caminham juntos – isto é – a forma como a marca quer que o mundo a veja, e a forma como o mundo a vê, de fato, são a mesma. Saiba mais sobre como destravar todo o potencial da sua marca, fortalecer seu Branding, alinhar sua equipe e vender mais clicando no botão abaixo.