Na Allídem sabemos o quanto o posicionamento de marca é uma parte crucial do sucesso de qualquer empresa. Vimos na prática o quanto um posicionamento dita a forma como a empresa é percebida pelos seus públicos-alvo e como também pode afetar significativamente a decisão de compra dos clientes ou ainda alavancar oportunidades com investidores. Mesmo assim, existe um grande desafio ao investir em um projeto de posicionamento de marca: a adoção.
Eu escrevi um artigo falando sobre o desafio da adoção, leia clicando aqui, mas no artigo de hoje, quero reforçar o quanto os treinamentos corporativos podem ajudar na adoção da mensagem de venda e imagem da marca. E ainda, o quanto as metodologias de ensino podem contribuir para que a informação seja absorvida por todos os colaboradores.
Treinamentos corporativos são uma ótima maneira de ajudar os funcionários a compreender a importância do posicionamento de marca e como ele pode ser usado para atingir os objetivos da empresa. Além disso, eles também podem ajudar os funcionários a desenvolver habilidades para ajudar a construir e fortalecer a marca, como a capacidade de comunicar a mensagem da marca de forma clara e coerente. Os treinamentos também podem ajudar a garantir que todos os funcionários estejam alinhados com as diretrizes e os valores da empresa, o que é crucial para o sucesso a longo prazo.
A era digital trouxe muitas mudanças no mundo dos negócios, e o ensino corporativo não foi exceção. Atualmente, existem muitas metodologias de ensino disponíveis, mas duas se destacam como muito eficazes e temos usado elas para o processo de adoção: a metodologia micro learning e a metodologia 70/20/10.
A metodologia micro learning se concentra em apresentar informações em pequenas doses, com duração de poucos minutos, para que os alunos possam assimilar e processar facilmente as informações. Ela foi criada por Andrew Jacobs e é baseada na teoria de que as pessoas tendem a retê-las melhor quando elas são apresentadas de forma clara e concisa. Esta metodologia é muito útil para aprimorar habilidades, especialmente em ambientes de trabalho, onde as pessoas costumam ter pouco tempo para se dedicar a treinamentos.
Grandes empresas como Google, Amazon e IBM já adotaram a metodologia micro learning em seus programas de treinamento, e os resultados têm sido positivos. Além de ser mais eficiente, esta metodologia também é mais flexível, permitindo que os alunos acessem o conteúdo quando e onde quiserem, tornando o treinamento mais acessível. Já a metodologia 70/20/10 é baseada na teoria de que a maior parte do aprendizado ocorre fora da "sala de aula". Ela sugere que
A metodologia foi criada por Charles Jennings, um autor e especialista em aprendizagem e desenvolvimento corporativo. Seu objetivo é fornecer uma abordagem equilibrada para o desenvolvimento profissional, enfatizando a importância da aprendizagem prática e social, bem como da aprendizagem formal.
O Método da Allídem se baseia no iceberg da marca e portanto todas as informações são transmitidas para as equipes a partir da base até o topo do iceberg. No total são 4 pilares que guiam o Método da Allídem:
A Allídem orienta as equipes com abordagem macro sobre cada um dos pilares e cada característica existente nos subpilares sempre com conteúdos curtos e objetivos. As equipes tem acesso à frameworks para que possam colocar em prática o que foi transmitido e colher resultados no seu dia-dia.