Recebo muito esta pergunta do mercado e principalmente dos nossos clientes e, por isso, decidimos criar este artigo no nosso canal de educação para te ajudar na jornada de decisões difíceis. Antes de responder à pergunta do post, quero trazer um pouco de contexto sobre o Marketing Digital e o quanto a possibilidade de canais e formatos tem deixado muitos donos ou líderes de empresas sem clareza de onde investir e, principalmente, focar as energias para extrair resultados.
Mas, já comentando sobre este ponto, reforço: estamos a cada dia vivendo um mercado incerto e imprevisível. A tecnologia trouxe muitas mudanças para o mercado, na vida e comportamento das pessoas. Hoje, não existe certeza de nada. Então, enquanto sua empresa não testar e não levantar dados para analisar e tirar conclusões, é como se você estivesse velejando sem rumo.
O principal ponto que mudou com o Marketing Digital é que qualquer iniciativa pode ser mensurada. Gosto muito da frase:
What gets measured gets managed, ou seja, o que pode ser medido, pode ser gerenciado.
Se temos clareza dos números por trás das iniciativas e dos investimentos, temos clareza do retorno para o negócio.
(Obs: não vou entrar no mérito do marketing offline que, para muitas empresas, pode fazer sentido mas, como a Allídem é focada em empresas de tecnologia e nova economia, vamos sempre tender para o digital e data driven).
Ainda vejo em empresários ou líderes (principalmente quando a empresa não tem uma área ou pessoa de marketing interna) a falta de compreensão de que existem iniciativas de marketing para:
No final do dia, qualquer iniciativa de marketing existe para apoiar o processo de vendas. Mas a empresa e todos os colaboradores possuem clareza da mensagem que a marca/empresa se propõe a construir no mercado?
É importante entender que existem investimentos para os seguintes momentos:
Aqui, quero frisar que o primeiro e o segundo investimento não devem ser encarados com expectativas de curto prazo mas sim de médio e longo prazo pois darão uma base importantíssima para o negócio e contribuirão para que a marca se torne desejada fazendo com que os clientes, no momento de decisão da compra, tenham ainda mais certeza e convicção de que estão fazendo a escolha correta. Se a empresa vai partir para investimentos em marketing digital, é muito importante que os líderes tenham a clareza do que desejam com isso.
E aí vale a reflexão:
Primeiro é preciso ter a clareza que uma iniciativa de marketing será um trabalho de mão dupla. O trabalho vai entregar o melhor retorno e resultado se contar com o envolvimento das lideranças. Estamos falando de comunicar o seu negócio e você com certeza não vai querer levar uma mensagem errada para o mercado. A agência que vai ser contratada deverá entregar um plano estratégico de marketing de maneira que chegue até a execução tática e operacional do dia-dia, mas ela vai sempre precisar de direcionais e de aprovações. Se a empresa não tem alguém de comunicação ou uma equipe de marketing digital responsável por isso e totalmente imerso no business, quem fará este meio de campo? O Fundador ou Sócio? O Diretor? Um head ou gerente da empresa?
A liderança sem dúvida precisa estar em validações macros e estratégicas para garantir que os objetivos estejam alinhados. Com o passar dos meses, se inicia um trabalho muito tático e operacional como: aprovar temas, pautas, conteúdos e, contar com alguém interno de comunicação e marketing aqui, será de extrema importância para dar um respiro à liderança para que ela consiga colocar energia em pontos mais macros e transformadores do que ficar revisando o micro dos textos e legendas. Mesmo assim, passar este bastão quando se trata de um conteúdo muito técnico e específico, leva tempo até que esta pessoa interna esteja totalmente a bordo do negócio.
A estimativa é de que esta pessoa leve pelo menos de 3 a 6 meses para assimilar todo o business e conseguir andar sozinha da maneira que um manual de marca idealmente já desenvolvido direciona. Na Allídem chamamos este manual de marca de BrandSystem.
Mesmo que a pessoa já venha com alguma experiência do seu mercado, o que já ganha bastante tempo, ainda vão ter questões específicas da sua cultura corporativa, do seu posicionamento e da sua identidade de marca que ela vai precisar assimilar. Também será importante compreender quais são os pontos de contato mais relevantes para encantar o seu cliente.
Colocar esta pessoa a bordo dedicando tempo no início é imprescindível. Ninguém vai chegar pronto para a sua marca por mais experiente que a pessoa seja e, não querer dedicar tempo explicando o que um manual de marca reúne, pode te custar ações e comunicações desalinhadas lá na frente, fora as frustrações e dores de cabeça.
Bom, quero deixar bem claro os pontos positivos tanto da agência quanto da pessoa e/ou futuramente o time interno. As agências, pelo fato de lidarem com vários clientes, contam com processos, métodos e evidentemente uma experiência muito mais especializada. Isso pode trazer muita assertividade e velocidade.
No longo prazo a tendência é que as empresas comecem com uma pessoa interna pilotando as agências para depois trazer especialistas e começar a montar uma equipe de marketing digital que internalize tudo.
O time interno sem dúvidas trará ainda mais retorno para o negócio uma vez que, com isso, a empresa reforça sua cultura corporativa, está muito mais próxima do cliente pois visualiza ele no dia-dia e consegue trazer muito mais insights para a comunicação e, consequentemente, velocidade para as iniciativas de marketing da organização.
Por fim, não existe certo e errado. Existe o momento em que a sua empresa se encontra, o capital disponível para investir e, principalmente, o tempo e energia que se pretende dedicar. Investir em marketing demanda tempo e energia. Investir em pessoas então, nem se fale. Mas são, sem dúvidas, as pessoas que vão levar qualquer negócio para o próximo nível, sejam pessoas do seu time ou de fornecedores e parceiros. Procure aqueles que estão alinhados com a cultura que você deseja criar na sua empresa, principalmente os seus valores e a sua visão de longo prazo. E, por fim, procure entender o que você vai tirar de melhor de cada um.
Saiba mais sobre como destravar todo o potencial da sua marca, fortalecer seu Branding, alinhar sua equipe e vender mais clicando no botão abaixo.