No post anterior falamos sobre como realizar o desdobramento e garantir o alinhamento de toda a mensagem da marca em todos os pontos de contato. Se você ainda não leu, vale a pena checar o artigo pois, desdobramento e adoção, são assuntos bastante complementares. Enquanto desdobramento compreende pontos de contato, na adoção falamos principalmente de pessoas. Líderes e colaboradores precisam ser os embaixadores da marca e são eles que vão fazer a mensagem da marca acontecer no dia a dia.
Além do desdobramento e atualização dos pontos de contato, existe o desafio da adoção que é garantir a compreensão de todos os colaboradores para que, de fato, adotem a mensagem da marca e mantenham a comunicação alinhada em toda a jornada de crescimento da empresa. A coerência de uma mensagem de marca sendo entoada numa só voz entre todos departamentos fortalece o posicionamento da marca e os resultados de vendas.
A pesquisa feita pela Allídem sobre construção e posicionamento de marca na Nova Economia, mostra a maioria dos respondentes apontando o engajamento interno como o maior desafio para garantir que o crescimento da marca ocorra com consistência.
O time precisa entender por que as características da essência da marca devem ser mantidas e incorporadas no dia-dia e qual a relação destas características com a visão de longo prazo da empresa. Assim, se o processo de adoção for feito através de educação para os times, as chances do processo ser bem sucedido são maiores.
A adoção é com certeza o maior desafio na construção da marca porque depende de pessoas e, para que ela exista, trazemos aqui os 3 D’s do processo de adoção:
É importante frisar que muitas vezes um processo de rebranding numa empresa pode levar meses. Se a empresa vai mudar de nome ou passar a contar com um posicionamento muito diferente, isso precisa ser bem desdobrado, bem conduzido e bem orientado estrategicamente para que não se perca no caminho. Por isso defendemos que Branding é um processo que precisa ser nutrido diariamente por todos.
Adoção bem sucedida é a marca sendo vivida ao longo do tempo de forma clara, com constância e consistência. Nesse ponto a importância da repetição é enorme. Gostamos de associar esse processo ao exemplo de escovar os dentes todos os dias. Repetir, repetir e repetir até que todos estejam integrados e afinados com o tom da marca. Falar de adoção e repetição é pensar nas operações diárias da empresa como por exemplo:
A liderança é totalmente chave nesse processo de adoção. Ela deve fazer da gestão da adoção um hábito diário e exemplar. Garantir a comunicação consistente da cultura da marca para toda a sua base de colaboradores. Não dá para um CEO contratar um projeto de Branding, que agora tem uma nova mensagem, uma nova forma de apresentar a empresa, se ele não está com isso na ponta da língua e não só com ele mas com todos os líderes abaixo dele.
É importante que existam esses embaixadores que vão ajudar nessa jornada de mudança e construção de mensagem de marca para garantir o sucesso na adoção. A adoção tem como objetivo garantir que todas as pessoas da empresa falem a mesma língua e apresentem a mensagem da marca da mesma maneira em todos os pontos de contato.
Um dos grandes diferenciais da Allídem é que possuímos uma jornada digital, o BrandSystem, para ajudar no processo de adoção onde entregamos conteúdos educacionais, mentorias e roteiros para orientar as empresas a garantirem a adoção da melhor maneira possível. Saiba mais sobre como sua marca pode destravar todo o potencial de fortalecer seu Branding, alinhar sua equipe e vender mais no nosso site https://www.allidem.com/