Blog Insights Allídem

Identidade visual de marca: por que uma foto pode vender melhor

Escrito por Nathalia Helou Frontini | Jan 11, 2023 9:29:33 PM

Diretrizes fotográficas - entenda como o uso estratégico desse elemento pode criar a conexão certa com seu público.

No nosso artigo sobre identidade visual, falamos com profundidade sobre a importância da identidade visual da marca para um negócio. É ela que vai traduzir de forma visual o que a empresa quer comunicar para o mercado e isso vai impactar diretamente no seu posicionamento de marca. Nesse conteúdo, vamos abordar um assunto pouco falado mas fundamental para a construção de marca e percepção de valor para o seu negócio: as diretrizes fotográficas.

Esse elemento faz parte do universo da identidade visual de uma marca e é preciso investir nele se você deseja transmitir a mensagem correta para atrair seu público alvo e, principalmente, se diferenciar no mercado. Sabemos que as pessoas são extremamente visuais. 90% das informações captadas pelo nosso cérebro são visuais e essas informações são processadas 60 mil vezes mais rápido do que texto, por exemplo. Em geral, as pessoas lembram de 65% do que é transmitido de forma mais visual, segundo a agência Zabisco.

Cerca de 07 segundos é o tempo que se leva para causar uma primeira boa impressão de acordo com vários estudos da área de psicologia, dentre eles o dos psicólogos Alexander Todorov e Janine Willis da Universidade de Princeton nos EUA. Ou seja, os primeiros 7 segundos que alguém tiver contato com a sua marca, já são suficientes para a pessoa tirar alguma conclusão sobre como ela está posicionada no mercado. Por isso, qualquer interação visual com a marca da sua empresa é uma oportunidade de CONTAR algo sobre a marca e VENDER ela.

O que é uma diretriz fotográfica

As diretrizes fotográficas são critérios definidos nas fotos ou imagens que irão sustentar  a percepção que se deseja transmitir com a marca. Assim, todas as peças associadas devem possuir um modelo visual definido e devem considerar uma série de elementos que veremos mais adiante. As fotografias também devem trazer características conceituais para reforçar os significados  que a marca carrega. São características e padrões presentes nas imagens que vão fazer com que a marca seja reconhecida, além de deixar claro com quem a marca está conversando e qual mensagem deseja transmitir por meio de fotos e imagens.  

Por que as diretrizes fotográficas são importantes?

  • Para firmar uma posição
    As diretrizes são fundamentais para firmar uma posição. Basta olhar para a publicidade de uma Mont Blanc versus uma Caneta Bic. Ambas têm o aspecto de comunicar e vender uma caneta que no final do dia terá a mesma função: escrever. Porém, o universo fotográfico de cada uma delas é completamente diferente e carrega as diferentes percepções ajudando a firmar o seu posicionamento de mercado.
  • Para gerar conexão
    É científico que o ser humano se conecta por afinidade ou reciprocidade. Por isso, é fundamental escolher quais imagens serão utilizadas a fim de gerar conexão com o mercado e público alvo. Essas fotos precisam representar a mensagem da marca e gerar proximidade com o consumidor. Quanto mais próxima for a imagem com o universo de desejo do público alvo, mais conexão a empresa gerará com o público alvo.
  • Para se diferenciar
    A cada dia surgem novas empresas, novas marcas e a barreira de entrada para um iniciar um novo negócio é cada vez menor. São tantas oportunidades de produtos e serviços que aparecem constantemente para o seu público alvo que, para não cair no mais do mesmo, as diretrizes fotográficas devem garantir que sua empresa seja percebida como diferente do que o seu público alvo já viu.
  • Para firmar uma autoridade
    Imagens, quando bem contextualizadas e elaboradas, podem carregar uma mensagem de autoridade de mercado. Se um produto for bem fotografado, por exemplo, não são necessárias palavras para passar uma percepção de que ele é o melhor.
  • Quando mal elaboradas, podem afastar o público alvo
    A falta de coerência entre a foto, mercado e público alvo, pode afastar sua persona. Se um negócio é voltado para o mercado de luxo, por exemplo, não dá pra não ter uma foto impecável e que transmita sofisticação. 

Uma imagem vale mais do que mil palavras

As imagens que são usadas pela sua empresa para divulgá-la e garantir que ela seja reconhecida e lembrada pelo seu cliente precisam carregar uma narrativa que esteja alinhada com o que o seu negócio deseja construir. Para ajudar na compreensão desse importante elemento de identidade visual, vamos extrair alguns pontos da metodologia para construir o posicionamento de uma marca da Allídem que são pilares essenciais para ajudar na definição das diretrizes fotográficas da sua empresa. Veja abaixo, esses pilares que fazem parte do processo de construção e posicionamento da marca e que não podem deixar de ser considerados no universo visual do negócio. 

Premissas das diretrizes fotográficas: Quais são os aspectos fundamentais a serem considerados nas fotos de uma marca

É importante ter em mente que é estratégico definir as diretrizes fotográficas da marca com base nos pilares fundamentais do seu negócio. Agora, vamos avançar nos aspectos que devem ser considerados numa foto, imagem, vídeo. É importante considerar: 

Aspectos macros que sustentam a imagem da marca 

  1. Cultura:
    Quais são os valores e crenças desta marca? Qual seu propósito? Sua missão? Sua visão? Entender esta base é fundamental para se questionar se as fotos e as imagens traduzem tudo isso.
  2. Posicionamento:
    A empresa está posicionada em qual setor? Saúde? Financeiro? Varejo? Qual é o ticket médio? A empresa vende para outras empresas (B2B) ou para pessoas (B2C) ?
  3. Proposta de Valor:
    O que a empresa possui que apenas ela tem? É algo relacionado à como ela faz? Se for, muito provavelmente isso nasce dos valores e crenças da cultura organizacional. Ou ela possui um produto inovador no mercado cuja tecnologia é proprietária? Por exemplo, se estamos falando de uma empresa de tecnologia, e a empresa possui um software e ele é a sua principal proposta de valor, isso precisa ter destaque nas fotos e imagens. 
  4. Público / Persona:
    Quem é a pessoa que a marca vai vender? Homem? Mulher? Qual idade? Background? Classe social? 

Aspectos micros que trazem as características para a diferenciação e vão sustentar o macro citado acima

1. Persona / Público: 

  • Vestimentas:
    Devem ser adequadas e de acordo com o público que deseja se comunicar. Mas atenção, todos desejam subir de nível. Pode ser que seja o caso das fotos terem que  comunicar o nível que o público alvo deseja alcançar e não necessariamente o que ele é ou onde está hoje.
  • Postura:
    Mãos posicionadas, ombros alinhados, olho no olho, expressão segura. A postura é fundamental para transmitir confiança.
  • Detalhes:
    Acessórios, brincos, tatuagem (mostrá-las ou não vai depender do mercado e público alvo), sorriso e o olhar também.

2. Ambiente: 

  • Espaço:
    Faz jus ao tipo de negócio? É importante considerar se o ambiente retrata bem a mensagem da marca e o produto ou serviço oferecido.
  • Organização e limpeza do lugar:
    Se atentar a isso é o mínimo para passar uma boa imagem. Por melhor que seja o fotógrafo, nem sempre ele vem acompanhado de um produtor que é quem vai se atentar com, por exemplo, os detalhes sobre uma mesa, fios ou cabos no chão de um escritório, paredes sujas, enfim, aqui os detalhes farão a diferença.
  • Elementos visuais:
    Podem fazer parte do cenário como um objeto específico do universo da marca ou cores que representam a marca.

3. Questões técnicas imprescindíveis:

  • Enquadramento:  
    É importante valorizar o que é prioridade na imagem e vender bem aquilo no espaço.
  • Resolução:
    Transmitir qualidade e nitidez na foto é o mínimo sempre.
  • Adequação de cor:
    As fotos precisam ter sinergia entre todas as imagens e um site, plataforma, aplicativo, enfim, todos os pontos de contato alinhados.

4. Produto:

  • Enquadramento:  
    Aqui também é importante valorizar o que é prioridade na imagem. Já vimos muitos casos de fotógrafos sem visão de vendas que tiraram a foto sem pensar no ponto focal prioritário.
  • Close:
    A cena que foi escolhida para apresentar o produto, faz jus ao que ele é? Está valorizando os detalhes do que o produto tem de melhor? 

Um trabalho de construção e posicionamento de marca passa por várias etapas e todas elas são conectadas entre si para que, no final do dia, toda a comunicação interna e externa do negócio sintetize a visão, o propósito, os valores, a cultura, os atributos, enfim, toda a essência da organização. Entendemos que este é um processo complexo, por isso, a Allídem criou uma metodologia para desbloquear todo o potencial da marca da sua empresa. Juntos podemos te ajudar a construir sua mensagem para conectar com o emocional de seus clientes, potencializar sua construção de marca e gerar mais resultados de vendas. Acesse nosso site clicando no botão abaixo e conheça um pouco mais sobre a metodologia que está destravando o potencial de marca.