Você já sabe que um branding bem feito é fundamental para criar as bases sólidas que sustentarão o crescimento do seu negócio. Afinal, o desenvolvimento de valores e crenças, de um posicionamento bem definido e de uma estratégia que culmina na cultura organizacional clara, são elementos essenciais que impactam diretamente o seu sucesso.
Mas, isso não é tudo. Para acelerar seu ritmo de crescimento, escalando vendas e receita, é preciso fazer um ótimo uso de todos os benefícios que só um CRM pode oferecer.
Todo gestor quer ver o negócio crescer - principalmente após a construção de uma marca. E todo negócio pode. Naturalmente, as estratégias que levam à escalada da receita são “adaptáveis”: cada negócio possui uma realidade e, com isso, um plano de ação diferente. É nessa singularidade, entretanto, que nascem diversos problemas.
Por muitas vezes, na dúvida de como proceder na hora de desenvolver um plano de crescimento, opta-se pela intuição, pela experiência, pelas crenças da empresa. Isso abre caminho para ações como: “queremos vender mais? Então vamos contratar mais vendedores”, ou “queremos uma melhor experiência com o cliente? Vamos contratar mais atendimentos”. Ações como essas são custosas, e induzem ao erro pois na maioria das vezes não são baseadas em dados.
Assim, com tantos gastos, fica difícil conquistar um bom ROI - Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento (uma das métricas fundamentais para a sua escalada). Para fugir dessas armadilhas, é imprescindível que você use seus dados a seu favor - independente do seu nicho e das estratégias particulares que o crescimento exige. Não à toa, o matemático londrino Clive Humby classificou os dados como…
Dados são o seu principal ativo. Quem trabalha com marketing digital já percebeu que é possível transformar dados em algo valioso para o negócio: ampliar a segurança na hora da tomada de decisão. Afinal, sempre será mais seguro basear suas decisões em dados que traduzem o comportamento do mercado, do seu prospect e do seu cliente, do que em em intuições, certo?
A conta é simples: dados organizados e acessíveis te ajudam a criar estratégias robustas que estejam alinhadas a seus KPIs, fazendo você vender mais. Acontece que esse processo não pode ser feito manualmente por muito tempo. Em empresas com crescimento acelerado, ou que buscam a escalada da receita, o armazenamento, organização e interpretação de todos os dados gerados pelas equipes de marketing, vendas e customer success passam a enfrentar problemas em pouco tempo.
É aqui que entra a necessidade de um CRM. Aproveitando ao máximo todos os seus benefícios é a melhor forma de evitar a subutilização da sua equipe e garantir o melhor uso dos dados, que te levarão ao crescimento do seu negócio.
BOX CRM
CRM é uma plataforma que permite realizar a Gestão de Relacionamento com o Cliente de forma automatizada. Por ser uma solução que oferece diversos recursos e benefícios para as empresas, muitos gestores têm se interessado em utilizá-la para otimizar os seus processos e tomar decisões mais acertadas. E se você não quer ficar para trás dos concorrentes, também deve ter um CRM marketing no seu negócio. (HubSpot)
Você provavelmente já sabe o conceito de CRM. Então, não vamos nos estender neste tópico. Mas, você sabe quais são os impactos reais que esse sistema pode proporcionar para você, na prática? Para responder essa pergunta, precisamos ter em mente que, basicamente:
Usados juntos, os CRMs de Marketing e Vendas geram dados que se complementam e impactam positivamente suas operações:
Ao usar o CRM, você centraliza os dados dos seus prospects ou clientes, desde o primeiro contato até o pós-vendas. Com isso, você tem mais facilidade na hora de mapear suas interações e cruzar dados entre si de forma segura e, principalmente, automatizada. Isso gera insights em muito menos tempo, o que te ajuda a tomar decisões com mais segurança e velocidade.
Por que consolidar relatórios manualmente, se você pode automatizar esse processo? Unindo informações coletadas em marketing e vendas, o CRM pode fornecer análises e relatórios completos para suas equipes. Além de economizar tempo, você garante que suas equipes possuam informações de qualidade e altamente relevantes, que auxiliarão na criação de estratégias sob medida para as necessidades identificadas nos relatórios.
Ah, e vale lembrar que se você optar por um CRM robusto, como o da HubSpot, você ainda personaliza o dashboard de análises e relatórios de acordo com suas necessidades e objetivos - assim, você tem sempre os dados fundamentais a um clique de distância, sem distrações ou inconsistências.
Um bom CRM também te ajuda a visualizar seus projetos por inteiro - literalmente, o que aumenta sua produtividade. No caso da HubSpot, é possível visualizar:
Tudo isso reunido na mesma plataforma, sem a necessidade de consolidar informações fragmentadas em diversas plataformas.
Em alguns casos, é possível integrar o CRM a chatbots, WhatsApp Business e outras ferramentas que te deixam mais próximo do seu cliente. Esse é o caso do CRM da HubSpot. Na mesma interface, você consegue manter contato com seu cliente independente da plataforma que ele prefira se comunicar - fazendo você estar em “todos os lugares” por meio da mesma aplicação.
Os impactos positivos do uso do CRM se desdobram em diversos benefícios. Vamos nos aprofundar nos principais:
A automação de marketing é o principal benefício de um CRM robusto, justamente porque está diretamente atrelado à melhora da produtividade. Para tudo o que você precisar - da geração de uma persona à definição do racional de uma régua de relacionamento -, você pode contar com os dados armazenados e organizados na mesma plataforma. Só quem já passou por esses processos com dados descentralizados sabe o quanto isso economiza tempo, aumenta a produtividade e, de quebra, ainda entrega estratégias e resultados mais robustos.
Se cada vendedor organiza individualmente sua cartela de clientes, fica difícil ter um mapeamento confiável das suas jornadas de modo unificado. O CRM busca centralizar essas informações, e disponibiliza uma visualização clara e relevante do status de cada um dos seus leads, prospects e clientes.
Assim, fica mais fácil definir quais dos seus contatos receberá determinada régua de relacionamento, e o que deve ser feito com cada um deles de acordo com sua receptividade - tudo isso graças à automação de marketing.
Entender a jornada do cliente de forma efetiva é fundamental para compreender suas dores, suas necessidades ou a realidade de cada um deles. Esses dados são importantes para que você aprimore o relacionamento com eles - afinal, não basta apenas estar em todos os lugares onde eles estão, é preciso entregar o conteúdo que mais se adequa às suas expectativas - isso vale para tudo, do texto inbound publicado no blog à mensagem no WhatsApp do cliente.
Por isso, ter essa visualização completa faz com que você se antecipe às dores e objeções que possam surgir em suas bases, desenvolvendo uma estratégia de criação e manutenção de conteúdo eficaz e orientada às necessidades de cada etapa do seu funil de vendas.
Graças à unificação da informação, o CRM proporciona a democratização de dados. Uma vez que todos podem acessar todas as informações necessárias, fica mais fácil incentivar a troca de insights entre áreas. O caso mais clássico desse benefício é a troca fluida entre marketing e vendas: ao passo que a equipe de vendas recebe contatos gerados pelo marketing, as interações entre o SDR e o cliente ficam registradas para que se transformem em insumos que aprimoram os trabalhos de marketing. Além de maior fluidez, isso potencializa melhoras no SLA, garantindo a geração de leads cada vez mais qualificados e a escalada de vendas.
Todos os benefícios anteriores convergem para o fortalecimento da cultura data-driven na no seu negócio. Sozinho, um dado não diz muita coisa. Mas, organizados e centralizados no mesmo ambiente, ele começa a ser algo. As análises cruzadas permitem a geração de informações valiosas que otimizam suas campanhas, sua estratégia inbound e diversas outras ações, permitindo que você ofereça exatamente o que seu prospect ou lead precisa, na hora certa.
Os recursos de um CRM ajudam significativamente na gestão de tempo. A organização dos dados e a automação de marketing, características básicas CRMs robustos, fazem com que sua equipe dedique mais tempo à estratégia do que a tarefas operacionais.
Isso converge, invariavelmente, para a economia de recursos. Com a otimização da produtividade, não se torna mais necessário inflar a equipe em tentativas de escalar sua receita. Isso passa a acontecer naturalmente, de modo sustentável - tanto para o colaborador, quanto para a empresa.
Aumento na produtividade, economia de recursos, alinhamento aos KPIs, escalada da receita. Esses e todos os outros benefícios de se usar um bom CRM logo após a construção de uma marca ficam ainda mais claros quando conseguimos vê-los em ação:
O branding estará ao lado de todas as etapas do processo de relacionamento com o cliente desenvolvido por meio do CRM. Uma boa gestão de marca, portanto, requer estratégias de relacionamento robustas, que só um CRM de ponta, ao lado de um parceiro especialista, podem oferecer.
É por isso que a Allídem recomenda a parceria com a Hook, a única Tech Agency parceira Elite da HubSpot no Brasil. Com 10 anos de história e 5 de parceria exclusiva com a HubSpot, a Hook coleciona ano a ano diversos prêmios e reconhecimentos aos serviços de alta qualidade em implementação e consultoria em HubSpot, o CRM mais robusto do mercado.
Tudo isso permite que o time da Hook seja o único do Brasil a ter contato direto tanto com o apoio técnico quanto com os executivos da HubSpot, que os apoiam no uso de todos os recursos do CRM em modo avançado - resultando na otimização de campanhas, na geração de demandas e na escalada da receita. Trabalhando ao lado da Allídem e da Hook, o sucesso do seu negócio estará mais garantido.