Como fazer o onboarding de colaboradores

Como fazer o onboarding de colaboradores

Como fazer o onboarding de colaboradores

Allidem
Com amor pela equipe
3 minutos de leitura

A importância de alinhar o discurso da marca ao colocar todos a bordo na sua empresa


Se você está vendendo, contratando, fechando parcerias, você vai em algum momento precisar fazer um processo de onboarding da sua marca.

O termo é em inglês e significa “colocar a bordo”. Assim, o processo de onboarding nada mais é do que colocar as pessoas a bordo da sua empresa. Existem vários tipos de onboarding:
onboarding para clientes, onboarding de colaboradores, onboarding de uso de um produto, onboarding de parceiros e por aí vai.

Em todos os casos é importantíssimo reforçar a
proposta de valor do seu negócio e o propósito da sua organização. Este é o momento de encantar estes públicos com a história da sua marca. 

Onboarding para colaboradores

O processo de onboarding para colaboradores representa o momento de boas vindas de um integrante novo no time. Neste momento, alguém do time é responsável por receber esta pessoa nova e explicar tudo sobre a empresa. Abaixo listamos alguns pontos super importantes neste processo:

• Histórico da organização – quem fundou, quais foram as motivações que levaram os fundadores a criar a empresa, quais foram os desafios que encontraram no mercado e que procuraram solucionar, qual o histórico dos fundadores e por aí vai.
Qualquer informação relacionada ao histórico e transformação que a empresa passou é sempre importante que seja compartilhada.

• Apresentação da estrutura organizacional – geralmente o gestor que recebe o novo colaborador explica sobre a sua área, mas é importante dar um panorama de toda a estrutura organizacional. Quem são as pessoas, quais são as áreas, quais são as funções, como as áreas se complementam e por aí vai. O time também deve ser apresentado entre si, para que as pessoas se sintam acolhidas e saibam procurar umas às outras.

• Apresentação da Cultura – A Cultura é o jeito de ser de uma organização. São os valores e princípios que foram estipulados como dna da empresa e das pessoas que fazem parte dela. Neste momento é importante dividir com o colaborador sobre estes valores, e para que fique ainda mais claro: como estes valores são identificados na prática. Se a sua empresa espera construir uma cultura com pessoas proativas, é importante ficar claro já no onboarding o que é proatividade para a sua empresa e como o time já demonstrou isso na prática.

• Apresentação da Marca – A marca é a representação de toda a organização. Ela deve reforçar o posicionamento e a identidade, além de carregar a cultura, a missão do negócio, a visão daquilo que o negócio deseja se tornar, o universo visual (como a marca se importa com qualquer representação visual do que ela deseja construir) o universo verbal (como é o tom de voz da marca), entre outros. É importante que fique claro o que a marca é, o que ela faz, e como ela fala.

• Apresentação dos Produtos e Serviços – Nesta etapa é importante deixar claro os produtos e serviços da organização. As pessoas precisam entender o que a empresa faz e para quem vende.

• Cargo / área / atribuições –
Neste momento é importante alinhar com a pessoa a área que ela irá ocupar e os desafios que se espera construir em conjunto com a pessoa.

Cada empresa conta com o seu tipo de onboarding, e cada detalhe deve ser pensado com muito cuidado principalmente para promover um encantamento com a sua marca pois sabemos que a primeira impressão é sempre a que fica.
Neste momento, vale também entregar um kit de boas vindas com uma camiseta, caneca, adesivo, caneta, ou algo da empresa, para que o colaborador tenha a sensação de pertencimento.
Também deve estar claro alguns acessos e informações imprescindíveis como guidelines da marca, email, plataformas, softwares, ferramentas, sistemas, dinâmicas, ritmos, rotinas, rituais, reuniões entre outros.
Pense com carinho no processo de onboarding das pessoas que você vai trazer para o seu time, pois são elas que vão liderar o crescimento da sua empresa.

 

Artigos Recentes

Gostou?

Curta ou nos mande seu feedback!

0

Mais lidos

Newsletter

Insights,
Ideias &
Inspirações

Inscreva-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre o universo de Marca, Negócio, Marketing e Comunicação em sua caixa de entrada.

Leia nossa Política de Privacidade