Blog Insights Allídem

Como construir uma identidade verbal estratégica

Escrito por Nathalia Helou Frontini | Dec 13, 2022 1:11:24 PM

Marcas líderes criam conexão com seu público a partir da sua linguagem verbal.

A identidade verbal é um pilar de comunicação fundamental da estratégia da marca - o branding. Este é um dos pilares para construir uma marca única no mercado. Um grande desafio para empresas e startups que estão em fase de crescimento ou que estão em um momento de revisão do negócio é garantir contar com um tom de voz da marca único que seja repetido de forma alinhada e padronizada. Neste artigo trouxemos o exemplo de uma marca líder e muito reconhecida pelo seu branding e posicionamento de marca exemplar: o Nubank. Vamos explorar um pouco da identidade verbal do Nubank para que ela possa servir de inspiração para o momento do seu negócio.

Construir identidade verbal na prática

Uma marca líder é aquela que - entre vários aspectos - consegue criar diferenciação e conexão com seu mercado de atuação.
Além disso, esta marca possui clareza na visão do que se deseja construir no mercado, compreende seus valores e crenças que são traduzidos na cultura da organização e consequentemente no produto ou serviço que ela entrega. A identidade verbal ajuda a dar forma à visão e identidade da marca. O Nubank é um exemplo de empresa que possui uma cultura forte com valores bem alinhados e executados. Esta base orienta a comunicação da marca e ajuda a reforçar seu posicionamento e sua proposta de valor em todos os pontos de contato.

Linguagem verbal do Nubank?

Se a sua marca preza por valores como inovação, transparência, proximidade e humanização que está justamente relacionada ao público e mercado alvo que esta marca deseja atingir - uma linguagem conservadora, que deixa dúvidas, é distante e fria não será o que vai se conectar com este público. Para demonstrar como este processo acontece na prática, trouxemos o exemplo do Nubank. 

O Nubank é justamente um exemplo de marca do segmento financeiro que conseguiu criar uma identidade verbal próxima e humana, muito diferente dos bancos tradicionais com anos de mercado cuja comunicação era mais fria e distante. O nome da marca carrega significado fortemente alinhado com seu propósito de ser um banco transparente, nu. A partir daí o Nubank constrói um universo semântico que conecta os Nulovers em uma Nucommunity. Veja abaixo um exemplo de como o Nubank apresenta seus produtos no Website. Além de trazer um tom próximo, a mensagem reforça o seu propósito: dar às pessoas o controle da sua vida financeira.

Dessa forma, a identidade verbal do Nubank gera conexão e potencializa a atração e fidelização de clientes. Por isso, é imprescindível estar atento ao mercado, e, principalmente, ao cliente que a sua marca deseja encantar e trabalhar com estratégia sua comunicação. O ponto chave que fez o Nubank se tornar uma referência quando o assunto é identidade verbal e branding num geral, é o embasamento nos pilares da cultura, do posicionamento traduzidos com muito alinhamento em todos os pontos de contato. Tudo isso foi fundamental para criar o alicerce de uma marca tão forte. Para garantir que a identidade verbal da sua marca ganhe um significado profundo e gere conexão com o seu público alvo assim como fez o Nubank, é fundamental ter clareza de alguns pontos serão fundamentais:

  • A Estratégia do negócio:
    Ela é quem dá o direcionamento da sua empresa. Saber para onde ela está indo e o que será construído enquanto marca durante a jornada é o ponto de partida para uma identidade verbal ser bem sucedida. O Nubank sempre teve isso muito definido e claro desde o início da operação. O fato do banco nascer com o objetivo de eliminar a burocracia existente no mercado financeiro foi determinante para criar um tom de voz próximo e humano. 
  • Cultura da sua empresa:
    É o conjunto de valores e crenças traduzidos em comportamentos que regem o seu negócio e que vai fazer a empresa acontecer no dia a dia. Os valores precisam estar bem alinhados com todo o time para que guiem as diretrizes da identidade verbal. O Nubank sabe que é fundamental manter sempre forte a cultura da marca. O fato de um dos valores do Nubank ser, fazer com que os clientes amem a marca, determina uma identidade verbal de encantamento.
  • Pontos de contato da marca:
    Os pontos de contato são as expressões da marca, dão vida à cultura, ao posicionamento, à proposta de valor. Podem ser representados pelos colaboradores, pelas áreas da empresa, peças e canais de comunicação e qualquer outro ponto que faça link entre a marca, o mercado e as pessoas. Todos os pontos de contato carregam a narrativa da marca Nubank, sejam pessoas, departamentos ou canais de comunicação. No fundo, é preciso que exista alinhamento e sinergia entre todos.

Entendemos que este é um processo complexo, por isso, a Allídem criou uma metodologia para desbloquear todo o potencial da marca da sua empresa. Juntos podemos te ajudar a construir sua mensagem para conectar com o emocional de seus clientes, potencializar sua construção de marca e resultados de vendas. Clique no botão abaixo e agende uma conversa com um dos nossos especialistas.