Como comunicar o seu diferencial

Como comunicar o seu diferencial

Como comunicar o seu diferencial

Allidem
Com amor pela equipe
2 minutos de leitura

Startups precisam se destacar, e a disputa no mercado é cada vez maior, por isso, é preciso encontrar maneiras de se diferenciar para conseguir mais vendas, uma tarefa que não é tão simples, mas no artigo de hoje vamos te ajudar, acompanhe! 

Unique Selling Proposition ou USP, é um resumo do que torna sua empresa única e valiosa para seu público-alvo. Assim como o Branding, ele nasce da estratégia de negócio e ambos devem estar muito bem alinhados para que uma mensagem clara e concisa chegue ao seus consumidores.

Uma estratégia de Branding sempre deve levar em consideração seu USP e se ele não estiver 100% claro, deve ajudar a defini-lo. Afinal, eles vão suportar toda sua mensagem e seu marketing, incluindo ações, anúncios, conteúdo e decisões de marketing.

Exemplos de USPs

Para te ajudar a entender melhor, separamos alguns exemplos de USPs bem escritos, confira:

  • Hubspot: Existe uma maneira melhor de crescer.
  • Stripe: O novo padrão em pagamentos online.
  • Emirates: Não voe apenas, voe melhor.
  • Turkish Airlines: Voando para o maior número de países.

Nos 2 últimos exemplos fica claro como cada companhia aérea focou em seu maior diferencial: Emirates no luxo e qualidade e Turkish na maior variedade de destinos.

Imagem de um framework do usp sobre como comunicar seu   diferencial.

O gráfico acima pode parecer simples, mas ele explica de forma clara e efetiva como sua mensagem deve ser guiada pelo USP.

Conhecendo cada zona do USP

Agora, vamos entender melhor sobre cada zona do USP e aproveitamos para dar algumas dicas sobre o que fazer em cada uma delas: 

  • Zona Perdedora: Evite a todo custo. Aqui é onde seus competidores possuem alguma vantagem sobre seu produto ou serviço.
  • Zona de Risco: Aqui é onde vocês empatam. Você pode vencer esse empate sendo o pioneiro, mais inovador e/ou mais criativo, ou encontrando a conexão emocional certa que torna o laço funcional menos relevante para as decisões do consumidor.
  • Zona Irrelevante: Aqui é onde você trava uma batalha competitiva em um espaço que não interessa ao consumidor. Quem compete neste espaço, na maioria das vezes acaba falando sozinho, portanto não caia nessa armadilha.
  • Zona Vencedora: É o espaço ideal onde sua marca atende às necessidades distintas do consumidor melhor do que ninguém. Aqui é onde seu USP mora, é sua maior força. É o território para onde sua mensagem, conteúdo, storytelling e discurso de vendas deve levar seus consumidores.

Neste artigo você aprendeu sobre esta ferramenta essencial para comunicar o seu diferencial, mas você sabia que existem três conceitos fundamentais envolvidos na construção do USP da sua empresa? Confira neste artigo a diferença entre funcionalidade, benefícios e diferenciais e aprofunde ainda mais os seus estudos. 

Neste artigo compartilhamos sobre a Unique Selling Proposition. Para aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre o mercado, não deixe de conferir o relatório da primeira pesquisa no Brasil sobre a importância da construção e posicionamento da marca para startups e empresas da Nova Economia que contou que contou com 335 líderes de organizações. 

Sobre a Allídem

Nós destravamos o potencial de marcas da nova economia. Nosso foco é através do Branding, alinhar o discurso de vendas que vai liderar o crescimento da sua empresa ou startup. Investir no posicionamento da sua empresa é preparar o terreno para escalar, conheça mais sobre o nosso trabalho.