Entenda a diferença entre funcionalidade, benefícios e diferenciais

Entenda a diferença entre funcionalidade, benefícios e diferenciais

Entenda a diferença entre funcionalidade, benefícios e diferenciais

Allidem
Com amor pela equipe
1 minutos de leitura

Aqui no nosso blog já falamos sobre uma ferramenta essencial para você comunicar o diferencial do seu negócio: o USP, ou Unique Selling Proposition. Esta ferramenta é parte vital que junto com seu Branding irá guiar boa parte de sua comunicação para vender.

Para comunicar o seu diferencial, você precisa entender a diferença entre funcionalidades, benefícios e o próprio diferencial,  eles são elementos fundamentais para construção de seu USP. No artigo de hoje você irá entender de forma prática a diferença entre eles. Acompanhe! 

Entenda a diferença entre os conceitos

Embora intimamente ligados, esses conceitos são completamente diferentes e, se você não considerar as necessidades e intenções do usuário desde o início, mesmo os produtos mais inovadores e revolucionários não atingirão o alvo desejado.

Funcionalidade

Vamos começar explicando o que é funcionalidade. Funcionalidade representa o que seu produto é ou possui.

Por exemplo, o Google possui um algoritmo extremamente avançado que conta com inteligência artificial e machine learning.

Benefícios

Já os benefícios descrevem como seu produto ou funcionalidade podem ajudar a melhorar a vida de seu público-alvo.

Usando o exemplo anterior, o algoritmo do Google permite que buscas e anúncios sejam mais eficazes conectando assim, empresas com seu público-alvo.

Diferenciais

Os diferenciais são atributos que tornam sua empresa única e superior aos seus principais concorrentes.

Diferenciais podem ser funcionalidades ou benefícios. O importante é que seja algo que difere da concorrência e gera um valor agregado para os clientes.

Funcionalidades podem parecer extremamente atraentes, mas são os benefícios e diferenciais que os consumidores estão interessados. Por isso, eles devem sempre liderar e guiar sua mensagem. 

Lembre-se, ninguém escolhe a Netflix por sua tecnologia de transmissão de taxa de bits adaptável, e sim porque querem entretenimento disponível 24 horas, em qualquer plataforma e em qualquer lugar.

Agora que você entendeu a diferença entre funcionalidade, benefícios e diferenciais, está pronto para comunicar alguma mudança ou lançamento da marca, aproveite este artigo super completo para aprofundar ainda mais seus estudos. 

Neste artigo compartilhamos sobre a diferença entre funcionalidades, benefícios e o próprio diferencial. Para aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre o mercado de Branding, não deixe de conferir o relatório da primeira pesquisa no Brasil sobre a importância da construção e posicionamento da marca para startups e empresas da Nova Economia que contou que contou com 335 líderes de organizações. 

Sobre a Allídem

Nós destravamos o potencial de marcas da nova economia. Nosso foco é através do Branding, alinhar o discurso de vendas que vai liderar o crescimento da sua empresa ou startup. Investir no posicionamento da sua empresa é preparar o terreno para escalar, conheça mais sobre o nosso trabalho.