A verdade sobre o logo: o que ele realmente representa para empresas


Logo ou estratégia de marca? Entenda a diferença para gerar resultados
Por que sua empresa precisa de uma estratégia de marca e não apenas um logo?
O logo é a ponta do iceberg de marca e, embora importante, ele sozinho não é suficiente para construir a identidade da sua empresa. Para construir uma marca forte e reconhecida, é necessário entender a cultura da empresa, o posicionamento no mercado e os valores da marca para replicar no universo visual e verbal da marca. A partir desses elementos estratégicos, marcas sólidas criam um conceito que reflita toda a história e essência da empresa no logo.
Ao desenvolver uma estratégia de marca, é imprescindível garantir que a empresa esteja alinhada com seus objetivos, princípios, valores e visão. Tudo isso vai ajudar a diferenciar a empresa da concorrência e a criar um relacionamento emocional com clientes específicos, clientes que se conectem com esses mesmos elementos. Portanto, ter uma estratégia de marca clara e bem definida é fundamental para a criação de um logo. O logo é resultado final de uma estratégia, a ponta de um iceberg profundo de marca.
Como construir uma estratégia de marca?
A imagem abaixo explica todos os elementos necessários para a empresa se auto-conhecer para a partir de todos eles, refletir os elementos visíveis ao consumidor e mercado que estejam totalmente conectados ao porque da marca, são eles:
São muitos os elementos não é verdade? Mas saiba que se bem feitos, o resultado final é a criação de uma personalidade de marca consistente com todas as técnicas que compõem a base do icerbeg. Apenas após esses passos que a empresa deve comunicar em todos os seus pontos de contato com o cliente, como: apresentações, publicações, discursos, processos, website, canais de vendas, todos canais que o cliente ou stakeholders tenham contato para conectar e atingir objetivos de vendas.
Estratégia de negócio ou de marca?
É fundamental que a estratégia de marca ocorra após a estratégia de negócio da empresa. O que isso quer dizer? Que a estratégia de comunicação da marca é o reflexo de um modelo de negócio e posicionamento de produto já pré-definido. O Branding ou estratégia de marca vai garantir que uma vez com um posicionamento de negócio claro e testado no mercado, a comunicação esteja condizente com as variáveis do posicionamento para criar uma credibilidade e garantir a conexão da marca frente aos seus objetivos de vendas da empresa. Entenda mais o que é Branding, clicando aqui.
A importância de uma marca forte e reconhecida
Uma marca forte e reconhecida é fundamental para o sucesso da empresa. Ela ajuda a diferenciar a empresa da concorrência, a criar um relacionamento emocional com os clientes e a aumentar o valor percebido da empresa. Além disso, uma marca forte pode ajudar a empresa a expandir para novos mercados e a lançar novos produtos e serviços com mais facilidade uma vez que seus clientes já entendem o mindset da marca. Por isso que todas as empresas devem construir produtos e marca ao mesmo tempo.
Uma marca forte também pode ser um ativo valioso para a empresa, aumentando seu valor de mercado e tornando-a mais atraente para investidores e parceiros de negócios. É importante lembrar que construir uma marca forte e reconhecida é um processo contínuo que requer investimento, dedicação e comprometimento de curto, médio e longo prazo. A pergunta é simples. Se você quer montar um negócio que ande sozinho, cresça ao longo de gerações e seja perene, entenda a diferença de construir marca e investir em um logo. Recomendamos fortemente a leitura do seguinte conteúdo: o design pode aumentar em 2x o retorno para acionistas.
Como garantir que sua marca converta em vendas
Para garantir que sua marca converta em vendas, é necessário aprofundar o porquê do porquê da marca, o seu propósito. Isso significa, entender não apenas o que a empresa faz, mas também o porquê e como ela faz. É necessário que a marca tenha um propósito claro e um diferencial competitivo forte.
Para começar, a marca precisa estar alinhada com os valores e crenças da empresa e do público-alvo como mencionamos acima. Isso significa entender a cultura da organização e como ela se relaciona com as expectativas e necessidades dos colaboradores e consumidores. A partir dessa compreensão, é possível criar uma estratégia de marca que esteja alinhada com as emoções e sentimentos que o público-alvo busca em um produto ou serviço.
Assim, é fundamental criar uma identidade visual consistente com o posicionamento que reflita a essência da marca e seja facilmente reconhecida pelo público. Isso inclui a escolha de cores, fontes, imagens, tom de voz e linguagem utilizados em todas as comunicações da marca pensados com muito cuidado para garantir a melhor e maior conexão da marca com os consumidores. O logo é um dos elementos importantes do universo visual da marca.
Outro aspecto importante é garantir que a marca seja consistente em todos os pontos de contato com o público. Isso significa que todos os materiais de marketing, embalagens, atendimento ao cliente e demais interações devem refletir a mesma personalidade, posicionamento e elementos visuais da marca. Toda essa consistência, ajuda a construir muita confiança e fidelidade com os clientes, além de transmitir uma imagem profissional e coesa para o mercado se conectar. Confiança leva a credibilidade que leva a vendas.
Por fim, é fundamental medir e avaliar os resultados da estratégia de marca. Isso inclui monitorar o engajamento do público com as comunicações da marca, a percepção dos clientes em relação à qualidade do produto ou serviço, e as vendas e receitas geradas propriamente pelas técnicas de marca criadas. Ok, mas como eu posso mensurar? uma das grandes formas é fazer pesquisas com os seus clientes perguntando sobre a sua marca.
Como um logo sem estratégia pode prejudicar a marca
Ter um logo é importante para que a marca seja reconhecida pelos seus consumidores, mas é preciso lembrar que um logo sem estratégia pode prejudicar muito a marca a longo prazo. Um logo bem criado e com um conceito sólido pode ser um grande diferencial para a empresa, mas se ele não estiver alinhado com a base do iceberg de marca, pode confundir o consumidor e até mesmo transmitir uma mensagem muito errada sobre a empresa. Além disso, um logo sem estratégia não ajuda a diferenciar a marca dos seus concorrentes e não contribui para a construção de uma imagem forte e consistente.
Faça a seguinte pergunta e reflexão: Olhe para o logo da sua empresa e pense. Ele transmite toda a credibilidade que a minha empresa detém ou quer atingir? Quando eu olho para ele eu penso, uau, um símbolo conseguiu transmitir o potencial da minha empresa que apenas por meus clientes o verem querem comprar de mim? Esses efeitos e conexões não são atingidos porque o logo é bonito ou feito mas sim porque marcas renomeadas conseguiram construir toda uma história e estratégia de comunicação tão bem feita que após um profundo trabalho de marca um símbolo pode representar mais que mil palavras de vendas. Basta ver-lo que o cliente entende o todo e compra o produto. Entendeu? E ai o seu símbolo é apenas um logo ou ele tem tamanho poder?
Próximos passos?
Leia na seguinte ordem os conteúdos sobre:
- Cultura Organizacional, O sucesso e a ruína da sua empresa
- Posicionamento de marca – A base para escalar vendas
- Branding – um pilar estratégico para crescer e escalar
- A construção de marca na transformação digital
- logo Identidade visual e a sua importância no posicionamento de marca
- Dicas sobre a importância do registro de logomarca e nome
