Como fundadora da Allídem e com 15 anos de experiência em posicionamento de marcas, tendo atuado com empresas donas de marcas líderes do mercado como Ambev, Unilever, O Boticário antes outras, falar sobre design e como ele pode ajudar as empresas a elevarem a percepção de valor é algo que me encanta e que todo negócio pode se beneficiar. E é por isso que hoje quero falar sobre os 10 princípios do bom design, criados por Dieter Rams, um dos designers mais influentes do século XX.
Rams, que nasceu na Alemanha em 1932, trabalhou por mais de 40 anos na Braun, uma empresa alemã de eletrodomésticos e produtos de tecnologia. Durante sua carreira, ele criou diversos produtos icônicos, como o rádio SK4 e a série de toca-discos 700. Muitos deles, hoje, fazem parte de acervos ao redor do mundo inteiro, incluindo o MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York, nos Estados Unidos. O trabalho de Rams ajudou a popularizar o conceito “weniger, aber besser”, que significa em português “menos, mas melhor” – lógica que pautou seus “mandamentos” no livro “Os dez princípios do bom design”.
Esses princípios foram criados em meados da década de 1970, em um momento em que o design industrial estava se popularizando e se tornando cada vez mais importante para as empresas. Seu foco era ajudar os designers a criarem produtos melhores e mais eficientes, ao mesmo tempo em que prezavam pela estética e simplicidade.
Aqui tem um belíssimo vídeo da Bauhaus apresentando os 10 princípios com produtos da Braun:
Ten Principles for Good Design By Dieter Rams
Empresas e designers de todo o mundo foram influenciados pelos princípios do bom design de Dieter Rams como a Apple, Tesla entre outras. A Apple, por exemplo, se inspirou neles para criar produtos icônicos, como o iPod e o iPhone. Seu ex-diretor de design Jonathan Ive já citou Rams como uma grande influência em sua carreira.
Veja a imagem a seguir com algumas semelhanças:
Talvez, o único ponto que a Apple não leve em consideração seja o princípio do design ser durável e não descartável uma vez que a cada ano ela lança um novo modelo de iphone, apesar do design sofrer poucas alterações. Mas por outro lado, este é um dos fatores que faz com que a Apple seja uma das empresas mais valiosas do mundo pois está sempre revendendo para a sua base de clientes e aumentando o LTV Lifetime Value - Tempo de vida de um cliente.
A resposta é simples: da mesma forma que se aplica a qualquer produto.
A simplicidade e a funcionalidade são características importantes para qualquer produto digital, seja um aplicativo, um site ou um sistema. Além disso, a estética também é fundamental, pois um produto digital atraente e bem projetado pode aumentar a credibilidade da marca e atrair mais clientes.
O mais incrível é que tudo que é atemporal se mantém. Apesar dos princípios terem sido criados na década de 70, eles continuam tendo relevância. Por isso, é importante que as empresas levem em consideração esses princípios ao desenvolver seus produtos e serviços, e assim possam aumentar sua credibilidade, autoridade e vendas através do design como um pilar da marca.
Se a sua empresa ainda não leva em consideração o design, vale a pena ver o estudo realizado pela consultoria McKinsey que mostrou que empresas com bom desempenho de design aumentam suas receitas e retornos aos acionistas a uma taxa quase duas vezes maior do que a de seus pares da indústria. Ou seja, investir em design pode ser uma estratégia para elevar a percepção de valor e melhorar a performance financeira de uma empresa. Fizemos uma curadoria/resumo do artigo da McKinsey, clique aqui - Design
Se quiser saber mais sobre design e pilares que você deve avaliar em um designer para a sua empresa, recomendo este artigo que escrevi: Design Estratégico.
Se você quiser saber mais sobre a trajetória de Dieter Rams você pode assistir o documentário “Rams”, lançado em novembro de 2018. O longa-metragem é dirigido por Gary Hustwit, especialista em filmes que envolvem design e arquitetura, como o filme Helvetica de 2007.
Bom, meu objetivo foi compartilhar uma das grandes referências e características que definem um bom design, no nosso blog tem muitos outros conteúdos para quem deseja se aprofundar.